Scrunchies | Fotografia: Getty
Nécessaire

Os elásticos que ajudam a secar o cabelo ou que servem de bolsa

A marca portuguesa Gapi World destaca-se pelos scrunchies (elásticos de tecido), em especial por dois modelos inovadores lançados em 2022.

Se há coisa que tentamos não colocar no cabelo quando está molhado são elásticos, de modo a evitar marcá-lo. Mas há uns elásticos que até ajudam o cabelo a secar, os da Gapi World.

Falamos da marca portuguesa criada em 2018 por Rita Pinto, de 26 anos, focada em scrunchies (elásticos envoltos em tecido), feitos manualmente, primeiro pela avó Inácia, agora por Rita, a neta. Tudo começou com scrunchies simples em diversos padrões, até que perante uma necessidade, Rita lançou em 2022 um dos mais inovadores scrunchies da marca.

“Os elásticos com zipper surgiram de uma necessidade. Nunca tinha onde colocar a chave do cacifo sempre que ia ao ginásio e, como levava sempre um scrunchie para atar o cabelo, surgiu a ideia de colocar a chave lá dentro e ser mais prático”, conta à Versa. Será possivelmente a mais pequena carteira de sempre, na qual, além de chaves, podem caber fones, dinheiro ou jóias.   

A criatividade de Rita não ficou por aqui e depois dos scrunchies zipper, eis que decide lançar no mesmo ano um elástico ainda mais curioso: o towel scrunchie, que ajuda a secar o cabelo.  

“Os towel scrunchies ajudam a secar o cabelo porque são feitos de turco (o mesmo material das toalhas de banho)”, começa por explicar a fundadora. “Depois do banho ou depois de ir ao mar ou piscina, basta colocar o scrunchie com o cabelo em coque e o turco absorve a humidade (reduzindo assim o tempo de secagem)", continua.  

Outra funcionalidade do scrunchie diz mais uma vez respeito ao ginásio, dado que, quando aplicado durante ou depois do treino, ajuda a absorver o óleo do cabelo criado pelo suor.  

Há no total 14 cores dos towel scrunchies, que combinam quer com o equipamento de treino, quer com o fato de banho. Este último também faz match com os scrunchies em lycra, que secam mais rápido do que os “normais”.  

O que vai chegar mais ao mundo de Gapi? 

A marca portuguesa de Rita Pinto já tem scrunchies do turco ao veludo, já tem molas para o cabelo mais amigas do ambiente (feitas de acetato de celulose ao invés de plástico), jóias e outros acessórios. E a oferta não vai ficar por aqui.  

“No futuro, gostaríamos de ter mais opções de t-shirts e sweatshirts. Já temos uma t-shirt que foi um sucesso, com a frase ‘Just fix your ponytail and try again’ bordada”, refere Rita. No que toca aos famosos towel scrunchies, prevê-se o lançamento de mais cores.  

Qualquer acessório da Gapi World pode ser comprado no site da marca.  

Nécessaire

Por que é que ingerimos calorias a mais? Um estudo tem a resposta

Não é novidade que o excesso de gordura na alimentação faz mal à saúde. Mas um novo estudo apresenta mais uma razão para a evitar.

Nécessaire