Cama | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

O motivo por que não deves fazer logo a cama depois de acordares

Somos ensinados a ter de fazer a cama desde pequenos, mas para quem sofre com a tarefa há uma razão para a adiar um pouco depois de acordar.

Crescemos a ser ensinados que, depois de acordar, temos de fazer a cama. A realização desta tarefa penosa será mesmo necessária? Ao contrário do que sempre nos disseram, não é preciso fazer a cama – pelo menos, logo depois de acordarmos.

E a razão é simples: os ácaros, que se assemelham a insectos microscópicos que se alimentam de células mortas da nossa pele, adoram viver em ambientes quentes e húmidos como o de uma cama depois de uma noite de sono. Segundo Martin Seeley, CEO da empresa MatressNextDay, citado num artigo do site Real Simple, uma pessoa transpira em média cerca de 500 mililitros por noite. “É por esse motivo que se torna importante deixar a cama aberta durante pelo menos 30 minutos para permitir uma melhor ventilação, o que ajuda a dispersar a humidade e reduz a humidade geral na sua cama"

Apesar de os ácaros não atacarem os seres humanos, poderão acentuar sintomas de alergia, principalmente para quem sofre de doenças crónicas como a asma. De acordo com a informação veiculada pela American Lung Association, são os excrementos dos ácaros os responsáveis por desencadearem reações alérgicas nas pessoas, como espirros, corrimento nasal e olhos lacrimejantes.

Mesmo que não sejas particularmente sensível aos ácaros, pode valer a pena deixar os lençóis respirar um pouco depois de acordar. Em geral, não é uma boa ideia reter a humidade nos têxteis (ou na maioria dos ambientes, francamente) porque se torna um terreno fértil para bactérias, bolor e odores.

Para evitar o acumular de ácaros devem ser mantidas outras boas práticas relacionadas com o sono, como a lavagem frequente dos lençóis e a utilização de um resguardo sobre o colchão.

Gourmet

À procura de biscoitos para cães? Na Padaria Portuguesa já há

Os biscoitos são fabricados à base de farinhas de espelta e de aveia e parte das vendas revertem para o projeto Estrelinha, que cuida de animais em risco.

Nécessaire