Nike Running | Fotografia: Instagram/ Nike
Nécessaire

É verdade que correr faz mal aos joelhos?

A crença de que correr aumenta a probabilidade de virmos a sofrer de problemas relacionados com os joelhos é mesmo verdade? Explicamos o que acontece.

Será que correr contribui para o desenvolvimento de problemas nos joelhos? Vários estudos têm demonstrado que pessoas que correm com regularidade têm menos risco de desenvolver problemas como osteoartrite do joelho do que pessoas sedentárias, escreve o site especializado em fitness Runner’s World.

Um estudo publicado em 2017 acompanhou mais de 2000 pessoas durante vários anos com o intuito de verificar quantas delas desenvolveriam problemas de joelhos. Os participantes foram selecionados não tendo por base o facto de serem corredores ou desportistas, mas verificou-se que os praticantes de corrida tinham  29% menos de probabilidades de terem dor de joelhos. 

Constatou-se igualmente que antigos corredores também eram menos propensos a terem dores do que pessoas que não praticam corrida. Nos estudos conduzidos, detalha também a Runner’s World, verificou-se igualmente que a prática de corrida não aumenta o risco de vir a desenvolver problemas físicos anos mais tarde. 

Num estudo publicado em 2008 no JAMA, os investigadores juntaram membros de um clube de corrida com não-corredores saudáveis; todos os participantes no estudo tinham pelo menos 50 anos de idade no início do estudo. 

Os investigadores acompanharam os participantes durante 21 anos e não só constataram que os corredores continuavam vivos em maior número, como também apresentavam significativamente menos limitações físicas.
 

Evasão

Estes são três dos sítios mais bonitos do mundo

São reconhecidos pela sua beleza impar e merecem ser visitados pelo menos uma vez. Destacamos três dos sítios mais bonitos do mundo e mostramos-te imagens.

Nécessaire