Quando corres costumas sentir os dedos das mãos a incharem? Este fenómeno é especialmente comum durante o tempo mais quente, mas o que quer dizer?
Um artigo publicado no Runner's World, um site especializado em fitness, debruça-se sobre o tema e recorre a um médico para ajudar a perceber este fenómeno fisiológico.
De acordo com o médico de medicina geral e familiar William Roberts, “as mãos incham normalmente quando está calor – mas não é um sinal de desidratação. Pelo contrário, é o oposto: o inchaço das mãos e dos dedos pode ser um sinal de hiponatremia, que ocorre quando se bebe demasiado líquido durante uma corrida”.
“Durante o exercício, a circulação aumenta e a mão tem uma grande rede de pequenos vasos sanguíneos que se abrem", explica Roberts, citado pelo Runner's World. “Com o aumento do fluxo sanguíneo, há uma fuga de fluido entre as células. Esta fuga é provavelmente a causa do inchaço dos dedos”, continua o especialista.
Outra explicação poderá ser o balançar de braços que ocorre quando corremos. Este movimento repetido poderá contribuir para a retenção de líquidos nas mãos uma vez que aumenta o movimento do ar junto da pele, obrigando a uma troca de calor de maior.
Roberts explica ainda que este fluido libertado que faz com as mãos inchem é reabsorvido pelas células ou eliminado do corpo através do sistema linfático.
Mas há formas de minimizar a ocorrência deste fenómeno. Se notares que o inchaço é mais intenso durante o tempo mais quente, praticar exercício à noite ou logo pela manhã pode ser uma solução.
Outra hipótese para minimizar o problema é remover peças como relógios, pulseiras ou anéis. E manteres-te hidratado.