Laura Var diVERSA | Fotografia: D.R.
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Laura Var já está a marcar a diferença no mercado da cosmética

Laura Var é uma marca portuguesa de cosmética, fundada para fazer a diferença na indústria. E parece que já está a conseguir.

Laura Var Mirpuri, fundadora da marca homónima de cosmética Laura Var, apresenta-se como irreverente e preocupada com a sustentabilidade do planeta. Desde a criação, em 2019, que a marca se propôs elevar a cosmética a um novo patamar, para o qual Laura teve de batalhar.

Depois de dois anos a desenvolver e a desenhar o projeto, enquanto tirava uma licenciatura em Gestão com especialização em Design, lançou em 2021 os primeiros produtos de skincare, focados no ambiente e na saúde.

“O mundo da cosmética nem sempre adota práticas sustentáveis e esse é um dos maiores problemas dentro do qual gostávamos de fazer a diferença. Criar produtos bons não só para o ambiente, mas também para a nossa saúde, livres de ingredientes problemáticos", diz Laura à Versa.

Em exemplos práticos, entende-se por cosmética mais sustentável tudo aquilo que está envolvido nesta marca portuguesa, desde a produção em fábricas “verdes” (que usam eletricidade proveniente de energias renováveis), as embalagens recicladas ou recicláveis, até ao mínimo plástico descartável nas encomendas, dentro das quais só vão produtos vegan.

E se Laura Var já faz a diferença no planeta, o que fará pela nossa pele?

O ex-líbris da marca

Os lábios e em breve os olhos estão ao cuidado das gamas da marca portuguesa Laura Var, mas é dentro da skincare que está aquele que é já um dos ex-líbris: CBD Booster, com 1% de canabidiol, uma substância calmante presente na planta Cannabis sativa. 

"É possível personalizar os cuidados para peles com tendência acneica, por exemplo, visto que uma das propriedades do canabidiol é acalmar a irritação e controlar o excesso de oleosidade e a vermelhidão", explica Laura Var. Existe ainda o Caffeine Booster, que é como “o melhor amigo da pessoa que acorda com os olhos inchados e pesados, com olheiras e pele cansada”.  

Entre um creme de olhos, um óleo facial, gel de banho e batons, a oferta da marca é vasta, e à lista foi adicionado este verão o primeiro protetor solar, o Mineral Sunscreen, que promove a hidratação da pele e até pode ser usado como primer de makeup.  

 

E apesar de os cuidados com a pele serem um dos fortes da marca, o próximo passo de Laura Var é apostar na maquilhagem, mas de uma forma irreverente, não fosse essa a identidade da marca.  

“Vemos centenas de tutoriais de maquilhagem que nos mostram passo a passo o que devemos fazer. Queremos dizer não, não é assim. A maquilhagem pode ser simples, fácil e diferente”, refere.  

Existe uma rotina de skincare ideal?  

Sim, existe uma rotina de skincare ideal. Mas, como em tudo, o que é “ideal” depende da opinião de cada especialista, que ora se preocupa com a ordem dos produtos na aplicação, ora com a limpeza do rosto antes de os aplicar. Já no caso de Laura Var, o foco é outro. 

"Para nós a rotina ideal de skincare não precisa se ter mil passos, nem entrar em complicações desnecessárias”, defende.

Recorrendo às fórmulas que espelham esta teoria, a fundadora da marca exemplifica o que seria, segundo ela, uma rotina de skincare ideal:

  • Em termos de base, a lavagem do rosto é essencial, especialmente se usarmos maquilhagem, por isso para este primeiro passo recomendamos o Purifying Foam
  • Deve seguir-se o uso do tónico (Purifying Toner) e do creme de rosto (Hydra-gel Boost); 
  • Se for de manhã, devemos juntar sempre protetor solar. Se for à noite, recomendamos usar os tratamentos especiais (Boosters e/ou Facial Oil) para encapsular a hidratação e deixar os tratamentos agirem durante a noite, que é quando a pele regenera e repara eventuais danos;  
  • Aconselhamos juntar o creme de contorno de olhos a partir dos 20 anos. 
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