Billie Eilish
Nécessaire

As joias também se usam nos dentes, mas há regras a seguir

As tendências estéticas dos anos 2000 continuam a regressar em força e até já chegaram aos dentes. Ricardo Maia, médico dentista, explica-nos como se colocam os piercings dentários.

Tal como as tatuagens, cores e cortes de cabelo ou a maquilhagem, também os chamados piercings dentários são uma forma de expressão. Existem numa grande variedade de cores, texturas e tamanhos, de modo a permitir que cada um demonstre plenamente a sua individualidade e criatividade.

Esta moda de embelezamento para os dentes já foi dominante no final dos anos 90 e início dos anos 2000 e agora volta a ser tendência. Mas como é feita a colocação destes acessórios? São semi-permanentes? Há perfuração do dente? E quanto custa?

A Versa conversou com Ricardo Maia, médico dentista na Clínica Santa Madalena, que esclarece todas as dúvidas.

Como se colocam? Existe perfuração ou alguma intervenção mais invasiva no dente?

Este tipo de piercing não requer qualquer perfuração ou modificação do dente natural. É um procedimento muito rápido, cerca de 20 minutos, onde é colocado um adesivo e por vezes uma resina, um método muito semelhante à colocação de um braquet de um aparelho ortodôntico fixo.

Em que materiais são feitos? Quais são os melhores materiais?

Existem diferentes tipos de materiais assim como formas tamanhos e cor, os mais normais são: strass, vidro projetado mas também podem ser em alguns casos joias como a prata ou o ouro.

Quanto tempo duram?

Geralmente até 6 meses

Existem contraindicações?

Não existem contraindicações em relação à colocação deste tipo de piercing

Quais os principais cuidados a ter?

Um maior cuidado na higiene oral, em especial na escovagem na zona do piercing, que deve ser feita de forma delicada e à volta da peça para evitar que se solte e evitar a acumulação de tártaro e placa bacteriana.

Em Portugal quando pode custar?

Entre 75€ a 100€ nos materiais mais comuns.

Nécessaire

Junta estes dois frascos e terás o perfume mais elogiado

Andamos sempre à procura de nos identificarmos com 'o' perfume, mas às vezes essa perfeição pode não estar numa só fragrância. Esta combinação é prova disso.

Nécessaire