Fotografia: reprodução do filme 'La La Land'
Nécessaire

Será amor verdadeiro? Ciência ajuda a perceber o que estás a sentir

O amor pode ser medido e a ciência ajuda a perceber o que significa cada proporção. Vais mesmo querer saber se é a tua cara-metade?

A ciência está empenhada em estudar o amor e parece que além de diferentes tipos, romântico ou o amor que se sente por um amigo ou familiar, há uma escala que mede a sua intensidade. 

Mas a questão para a qual sempre procuramos resposta parece ter sido encontrada: como saber se é amor verdadeiro? Através do estudo publicado na revista científica Philosophical Psychology.

Os investigadores pediram que os participantes do estudo desenhassem em que partes do corpo e com que intensidade sentiam diferentes tipos de emoções ligadas ao amor e no que toca ao amor verdadeiro, o gráfico mostra que todo o corpo é afetado. 

Parece assim que para saber que é amor verdadeiro basta ter consciência do que sentimos no corpo, em especial na mente, zona na qual mais se sente o amor verdadeiro.  

“Quanto mais fortemente um tipo de amor é sentido no corpo, mais fortemente é sentido na mente e mais agradável é”, sublinha Parttyli Rinne, um dos autores do estudo.  

Já outra investigação explica o porquê de o amor por alguém deixar-nos completamente cegos: é que o amor aumenta a atividade do sistema de ativação comportamental do cérebro (também conhecida pela sigla inglesa BAS), que inclui ações que carecem de recompensa.

“Pessoas que vivenciam o amor romântico demonstram uma maior valorização da recompensa da pessoa amada. A pessoa amada adquire um 'significado especial'. A perceção sobre a pessoa amada muda e segue-se a idealização, assim como a crença de que essa pessoa é o ‘parceiro romântico perfeito’ e que satisfaz os padrões preferidos de atratividade física. A pessoa amada torna-se a pessoa mais importante da sua vida”, pode ler-se no relatório do estudo.  

Coolhunting

Dizemos-te o que vestir na primavera (e talvez sem ir às compras)

Há peças de roupa que podes usar tanto no inverno, como na primavera e algumas até são tendência. Da Zara à Miu Miu, 9 apostas certeiras.

Nécessaire