Corrida | Fotografia: Nike Running
Nécessaire

Sabes identificar os sinais de desidratação quando fazes desporto?

Sabias que quando sentimos sede, esse já é um sinal de que estamos desidratados? Aprende a identificar os outros sinais quando praticas exercício.

Sentirmo-nos desidratados durante a prática de exercício físico não é assim tão incomum. É importante prestar atenção aos sinais de desidratação, especialmente durante os meses mais quentes, mas sabes identificá-los?

“Quando te sentes com sede, já estás desidratado”, explica o professor de nutrição na Universidade de Illinois Craig Horswill, citado pelo site especializado em fitness Runner’s World. Mas isto não quer dizer que quando corres, por exemplo, devas beber água sem critério durante a prática de exercício. “Na verdade, é provavelmente melhor estar ligeiramente desidratado do que demasiado hidratado”, continua o especialista.

Um estudo publicado no European Journal of Sport Science demonstrou que 91% dos desportistas profissionais de modalidades como basquetebol, voleibol, andebol ou futebol começam a prática desportiva desidratados

Mas afinal a que sinais deves estar atento enquanto praticas desporto, sem exagerar na quantidade de água ingerida que, em demasia, também pode ter efeitos nefastos? Greg Grosicki, professor assistente e diretor do laboratório de fisiologia do exercício na Universidade da Geórgia do Sul alerta que um dos sinais mais evidentes de desidratação é a dor de cabeça. Isto acontece porque a desidratação provoca um encolhimento das células cerebrais, explica o especialista.

Outro sinal de desidratação é a cor da urina. Se estiveres desidratado, os rins tentarão reabsorver toda a água no corpo, fazendo com que a urina seja mais concentrada, com um volume muito baixo de líquidos.

Nécessaire

Nova tendência promete substituir as unhas de gel

Esta nova tendência de unhas está fazer sucesso, porque tem a durabilidade do gel e, aparentemente, não enfraquece as unhas.

Nécessaire