Fotografia: Pexels
Nécessaire

Afinal, a temperatura corporal normal já não é 37º

Um novo estudo diz que a temperatura corporal "normal" já não é a que se pensava e que pode variar muito de pessoa para pessoa.

Toda a vida ouvimos dizer que a temperatura normal do corpo humano é 37 graus, mas parece que afinal não é bem assim.

Este padrão foi estabelecido há mais de 150 anos pelo médico alemão Dr. Carl Wunderlich, que terá efetuado mais de um milhão de medições em 25.000 pessoas. As temperaturas variavam entre os 36,22 e 37,5, sendo que a média era de 37 graus. O Dr. Wunderlich também estabeleceu 38 graus como "provavelmente febril".

No entanto, um novo estudo realizado por cientistas da Stanford Medicine, que analisou 618.306 medições de temperatura oral de mais de 126.000 pessoas entre 2008 e 2017, descobriu que a média "normal" será de 36,64 °C.  e varia de pessoa para pessoa, dependendo da idade, sexo, altura e peso. Utilizando características individuais e temporais, o intervalo de temperaturas médias para os indivíduos mais frios e mais quentes foi de 36,24 °C a 36,89 °C.

Além disso, concluiu-se que a temperatura corporal pode ainda flutuar ao longo do dia. Por exemplo, as mulheres tendem a ter uma temperatura mais elevada do que os homens. Os idosos tendem a registar temperaturas mais baixas do que os jovens. E, em todos os grupos demográficos, as temperaturas tendem a ser mais baixas de manhã e mais altas à tarde.

Em suma, estas e outras descobertas recentes sugerem que os médicos devem repensar as referências de temperatura que utilizam para determinar quando um paciente está saudável e quando algo pode estar errado. Recomendam-se avaliações individualizadas da temperatura e limiares de febre personalizados, que poderão ser mais úteis do que comparar toda a gente com a média, dizem os investigadores.

Evasão

Encontrámos um voo em saldos para um dos destinos mais românticos

O cúpido da easyJet atingiu-nos e só temos olhos para este destino romântico a partir de €12 ida.

Nécessaire