Reprodução White Lotus | Fotografia: IMDB
Nécessaire

Qual a duração ideal de umas férias? Talvez menos do que pensas

Sabemos quantas horas devemos dormir, o número de horas que devemos praticar exercício, mas qual o número ideal de férias para conseguirmos mesmo descansar?

Qual é a duração ideal de umas férias? Sabemos qual é o tempo que devemos dedicar a praticar exercício, a estar em frente a um ecrã ou o número de horas recomendadas de sono por noite, mas qual é o período temporal ideal para tirar umas férias do trabalho?

Um estudo datado de 2012, e citado pelo Washington Post, detalha que o pico de bem-estar e de saúde é atingido ao fim de um período de oito dias de descanso. “De um modo geral, as minhas conclusões são que a duração ideal das férias é (quase) impossível de prever, porque não se pode atribuir às pessoas durações de férias aleatórias", explicou Jessica de Bloom, uma das investigadoras do estudo, ao Washington Post na altura. “E mesmo que fosse possível, outros factores iriam variar, como o local das férias, o clima, o contexto social, etc.” 

O estudo publicado no Journal of Happiness Studies determinou, contudo, que os níveis de bem-estar dos participantes aumentaram desde o primeiro dia de descanso, mas que eram significativos depois de uma semana de repouso.

Ondrej Mitas, investigador e professor da Breda University of Applied Sciences, corrobora que é difícil medir a quantidade ideal de férias, mas deixa uma recomendação: evita férias demasiado curtas ou longas. Em férias curtas, há o risco de não se conseguir desligar por completo do trabalho e recuperar fisicamente. Em férias mais longas, podemos acabar por nos habituar a rotinas sedentárias. 

O ideal, refere o artigo, é marcar vários períodos de férias durante o ano, em vez de gastar todos os dias de uma só vez. A duração ideal poderá ser oito dias, sugere Mary Helen Immordino-Yang, uma professora de educação, psicologia e neurociência da University of Southern California, em Los Angeles.

A especialista ouvida pelo Washington Post estabelece uma relação entre a semana de trabalho de sete dias ser também um período aceitável para descansar para quem tem essa rotina na sua vida. “Pensamos em unidades, e uma semana é uma dessas unidades", disse ela. "Quando escolhemos umas férias de oito dias, substituímos uma unidade de trabalho por uma unidade de relaxamento, mais um dia para lá chegar”, disse ao jornal norte-americano. 

Evasão

Já inventaram o chá que dá energia, mas tira o medo de andar de avião

Se vais viajar em 2024, há várias coisas que deves fazer para ter um voo mais confortável. Uma delas é beber chá e não é que há um "ideal para passageiros"?

Nécessaire