Felicidade | Fotografia: Pexels
Nécessaire

7 conceitos japoneses para as tuas resoluções de Ano Novo

Com um novo ano e mudanças a aproximarem-se, seguem os conceitos japoneses para viver de forma plena. Do Ikigai ao Shu-Ha-Ri, o que tens de aprender.

Quem ainda se lembra do livro O Segredo, o fenómeno mundial que despertou ávidos leitores para a literatura com um propósito: descobrir o segredo para uma vida de sucesso. Mas antes de livros e life coachs explorarem o tema, há muito que pessoas de todo o mundo se regem por ideias que promovem uma vida plena e feliz.  

Para além do já conhecido Hygge que guia a felicidade dos dinamarqueses, no Japão há, pelo menos, sete conceitos que são capazes de transformar a vida.  

Uma vez que 2024 se está a aproximar e novo ano é sinónimo de mudanças, guarda as lições que transformam a vida para melhor segundo estes princípios japoneses.  

Ikigai 

Numa frase, Ikigai significa razão de viver. A palavra japonesa resulta da junção de iki, que significa vida, e gai, que se refere a valor, fusão que serve para relembrar-nos que devemos encontrar valor naquilo que nos move todos os dias.  

Cada pessoa tem assim o seu Ikigai, isto é, razão de viver, e deve pensar no que nos move logo ao acordar. Como encontrar esta razão ou propósito de viver? Há quatro questões que te podem ajudar: o que amas fazer?; em que é que és bom?; pelo que podes ser pago?; de que é que o mundo precisa?  

Shikata Ga Nai 

Se não podes controlar, não te apegues a isso. Na vida há sempre situações menos agradáveis que nos podem levar a baixo, como uma doença ou o fim de uma relação, e o que o conceito japonês Shikata Ga Nai nos diz é que devemos reconhecer que há coisas fora do nosso controlo e que o foco deve ser aquilo que podemos mudar.

Alguns conselhos? Não compares a tua vida com a de outras pessoas; reflete e retira aprendizagens das coisas negativas para agir de outra forma nos desafios do futuro; sê paciente.  

Wabi-sabi 

Parece quase o wasabi da comida japonesa, mas Wabi-sabi é antes mais um dos conceitos que deves levar para a vida. A principal ideia é que tudo na vida é temporário, por isso não devemos passá-la em busca da perfeição, o que nos leva ao segundo ponto do conceito. Aceita as imperfeições e olha para elas como algo que torna a vida única.  

Gaman 

Gaman é um termo japonês de origem budista usado para passar a mensagem de que podemos suportar algo que aparentemente é insuportável, como, por exemplo, permanecer num trabalho desagradável ou lidar com alguém de quem não gostamos.

A resiliência e a tolerância são duas ferramentas chave para enfrentar todos estes desafios que estão fora do nosso controlo (retomando assim o conceito falado acima: Shikata Ga Nai).  

Oubaitori 

"Não te compares com os outros" é o que diz o ideal Oubaitori. Deves focar-te no teu progresso e aplicar os cinco conselhos que se seguem no teu dia a dia: confia em ti; aceita os teus erros e imperfeições; sê grato pelo que tens; afasta-te das redes sociais se sentires que estão a ser tóxicas e motivo de pressão; aceita que cada pessoa tem o seu próprio ritmo.  

Kaizen 

Kai significa mudança, já zen algo bom e juntas completam o conceito principalmente virado para a área profissional, que nos indica que devemos procurar melhorar o desempenho individual e a dinâmica em equipa constantemente, para assim alcançar uma maior produtividade e elevar as relações entre os colaboradores. 

Quanto aplicado à vida pessoal, o que o Kaisen nos diz é que pequenas mudanças podem ter um grande impacto ao longo do tempo. 

Shu-Ha-Ri 

Não é por acaso que o conceito Shu-Ha-Ri junta três palavras. Cada uma tem um significado e juntos levam à forma como se aprende eficazmente uma nova técnica.  

Shu indica que devemos aprender o básico com quem tem o mais alto conhecimento; Ha representa o passo seguinte, que é ganhar experiência pela prática e repetição; e Ri é a última fase, em que o foco deve ser a inovação e a habilidade de aplicar as aprendizagens nas mais variadas situações.

Gourmet

Aprende a fazer a receita mais procurada no mundo em 2023

O Google diz-nos qual a receita mais pesquisada do ano, mas nós dizemos como se faz. E é deliciosa!

Nécessaire