Fotografia: reprodução do filme 'Looking: The Movie'
Nécessaire

Alguma vez sentiste o oposto do déjà vu? Conhece o conceito

É igualmente estranho e talvez menos comum, mas é possível que já tenhas experimentado o contrário do déjà vu. Explicamos em que consiste.

Provavelmente já te aconteceu estar a viver uma situação nova no presente e ter a sensação de que já a viveste no passado. É uma das experiências mais estranhas, mas, acredita, há outro fenómeno igualmente inusitado.

Descobriu-se que além do déjà vu, existe o jamais vu, conceito que provém do termo francês “nunca visto” e que foi revelado numa investigação denominada "Déjà vu e outros estados dissociativos na memória", publicada no site Taylor & Francis Online.

Mas, afinal, em que consiste? 

Jamais vu é um fenómeno de memória relacionado com a experiência de déjà vu, muitas vezes entendido como exatamente o seu oposto: ou seja, encontrar algo subjetivamente desconhecido que sabemos ser familiar”, pode ler-se no relatório.  

Alguns exemplos desta situação é quando estamos com uma pessoa e temos a estranha sensação de que parece diferente ou desconhecida; quando estamos a conduzir e sentimos que não o sabemos fazer; ou quando escrevemos uma palavra e sentimos que a forma como está escrita é errada ou estranha. 

No fundo o que acontece é que uma parte do cérebro dessincroniza com a realidade de algo que nos é familiar e o que os autores do estudo dizem é que este fenómeno pode ser ocasional ou funcionar como um sintoma de patologia, como epilepsia e enxaqueca.

É, no mínimo, um fenómeno curioso, mas agora saberás o que lhe chamar se te acontecer. 

Coolhunting

Quatro botas de cano alto que vais querer começar a usar já

Botas de cano alto há muitas, mas estes quatro modelos são um must-have para esta estação e as próximas.

Nécessaire