Significado dos sonhos | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Como a Google fica a conhecer os nossos sonhos

Pode não ser todas as noites, mas todos sonhamos, alguns sobre o mesmo. Como sabemos? A Google guarda os significados que procuraste.

Sonhar com dinheiro pode ser bem mais agradável do que sonhar com uma traição, mas por mais que seja possível controlar um sonho, é um método que não nos é inato.

Depois de uma noite de sono, podem surgir algumas questões como "o que é que o subconsciente me está a tentar dizer?” ou “o que é que significa sonhar com...”, às quais tentamos que o Google nos responda há vários anos.

Sendo um motor de busca, nada do que nele é procurado é esquecido, pelo que a Google decidiu recolher dados entre 2009 e 2019 para perceber aquilo com que as pessoas mais sonham em várias partes do mundo.  

A investigação, denominada The Shape of Dreams, inclui países dos idiomas mais falados do mundo e de uma análise geral dos resultados surge uma conclusão: os sonhos estão normalmente mais relacionados com animais e insetos (especialmente em inglês, espanhol e português), seguido da categoria família e relacionamentos. 

Quanto a constantes e picos, no primeiro caso estão sonhos relacionados com voar e no segundo cenários baseados em acontecimentos reais: em 2010 houve um pico de sonhos com vulcões após a erupção do vulcão Eyjafjallajökull (Islândia) e em 2011 com tsunamis depois de um forte tsunami no Japão. 

Os sonhos dos portugueses 

Ainda antes de haver Internet, já os sonhos que ocorriam durante a fase do sono REM deixavam os seres humanos curiosos. O motor de busca Google veio ajudar a encontrar respostas, especialmente na última década, na qual, em todo o mundo, o interesse sobre o significado dos sonhos aumentou, segundo a plataforma.  

No que toca a pesquisas feitas em português, em 2009 a procura incidia mais sobre sonhos relacionados com um ex-namorado/a, piolhos, fogo e ratos. Dez anos depois, o cenário muda de figura, mantendo-se os piolhos (curioso, no mínimo) e entrando de novo sonhos relacionados com baratas, coco e bebés. 

Por mais disparatados que pareçam alguns dos sonhos, não somos os únicos a tê-los, conforme revela a investigação da Google. Através de um esquema denominado “Networks of dreams”, é-nos possível perceber que sonhos conectam pessoas de outras partes do mundo.

Aquelas que pesquisaram em português e em espanhol são as que mais sonhos partilham, entre eles bebés, abelhas, caranguejos, piolhos, dinheiro, escorpiões, cobras, alguém de quem se gosta e água. Quanto às restantes conexões com os sonhos pesquisados em português segue-se o inglês, o russo, o japonês e a língua árabe. 

Seja aquilo que for que sonhes hoje, há uma grande probabilidade de não seres o único. A Google aguarda amanhã pelas tuas pesquisas.  

Coolhunting

Nestes guarda-roupas, as etiquetas não têm idade

Que roupas usar ou não usar é, somente, uma questão de gosto. E se faltarem ideias, eis alguns guarda-roupas que servem de inspiração, como o de Iris Apfel.

Nécessaire