Habitualmente, o verão é sinónimo de pele seca devido à exposição ao sol ou ao contacto com o cloro das piscinas nas quais mergulhamos nas férias. Mas o cenário muda quando falamos em nadar nas águas de um lago com propriedades benéficas para a pele.
Falamos do Lake Ainsworth, localizado na Austrália, que esteticamente falando não é uma atração especial, uma vez que não tem uma paisagem deslumbrante, nem água cristalina. Aliás, muito pelo contrário. A água é turva e de um tom acastanhado que em situações normais não nos atrairia para um mergulho.
Mas eis porque todos nele querem mergulhar: a água é uma espécie de loção hidratante, que resulta dos taninos e do óleo libertados das árvores Melaleuca, conhecidas como tea tree, que rodeiam o lago. O óleo destas árvores é conhecido por atuar contra a acne, a caspa, o pé de atleta, fungos nas unhas e ao que parece também funciona como antienvelhecimento.
"Diz-se que a água tem propriedades saudáveis e rejuvenescedoras para a pele e para o cabelo", pode ler-se na descrição do centro de informação turístico da Austrália, Discover Ballina.
O Lake Ainsworth tem um total de 12 hectares e é de acesso livre. Diz quem já nele mergulhou que a pele fica mesmo suave devido ao óleo da árvore do chá com poderes hidratantes.