Fotografia: Pexels
Nécessaire

Olhos castanhos? A tendência 2024 não favorece toda a gente

Há uma cor que já se destaca nas tendências de maquilhagem de 2024. Mas, atenção, pode não favorecer toda a gente.

Tal como na moda e nos cortes de cabelo, também a maquilhagem vê nascer e renascer tendências ano após ano. Depois do boom do rosa em 2023, graças ao sucesso de Barbie, a tonalidade de sombras de olhos que este ano já está a dominar os grandes desfiles e as red carpets é o icónico azul que, curiosamente, também foi usada pela mesmo boneca, a original de 1959.

Também a Cleópatra de Elizabeth Taylor e Marilyn Monroe de Andy Warhol adotaram o visual nos anos 60, Liza Minelli e Twiggy reimaginaram-no nos anos 70 e Grace Jones e a Princesa Diana mantiveram a sua popularidade nos anos 80. Em 2024, são as supermodelos dos anos 90 que ocupam espaço nos moodboards de maquilhagem para os olhos.

Segundo a Elle, as pesquisas por "estética de sombras azuis" aumentaram 65% no Pinterest, enquanto o "look de maquilhagem aqua" subiu 100%. No TikTok a #blueeyeshadow já registou mais de 260 milhões de visualizações e #bluemascara mais de 130 milhões.

No entanto, e apesar de a tendência ser o azul, a cor pode não ser a mais acertada para todos os olhos. Isto porque, tal como acontece com o que vestimos, alguns tons realçam melhor a cor natural dos olhos e da pele do que outros, resultando num visual mais iluminado e vibrante.

Se procuras a cor que mais pode realçar o teu olhar, segue estas dicas segundo a Vogue:

Olhos castanhos: castanhos quentes, tons dourados, caramelos, cor de vinho, roxos e azuis;

Olhos azuis: olho esfumado com cor mais escura, laranja e outros tons quentes, tons neutros de âmbar, acobreados, dourados ou castanhos;

Olhos cor de avelã: roxos, castanhos, dourados e verdes;

Olhos verdes: laranjas quentes, vermelhos e dourados, cor de frutos silvestres e castanhos;

Olhos cinzentos: castanhos quentes, dourados, laranjas e esfumado com carvão escuro;

Percorre a galeria e vê algumas sugestões de paletas para começares já a experimentar novas maquilhagens.

Coolhunting

É pouco conhecida e talvez odiada, mas é a mulher mais rica do mundo

Françoise Bettencourt é herdeira do império L'Oréal e tornou-se a mulher mais rica do mundo, mas a sua vida está envolta em casos.

Nécessaire