É certo que o álcool é prejudicial para a saúde, mas uma nova investigação confirmou que mulheres que ingerem mais do que uma bebida alcoólica por dia têm maior probabilidade de desenvolver doença coronária do que quem apresenta um consumo mais moderado.
As mulheres que participaram no estudo desenvolvido pelo centro médico Kaiser Permanente do Norte da Califórnia e que referiram beber oito ou mais bebidas alcoólicas por semana tinham 33 a 51% mais probabilidades de desenvolver doença coronária. Por sua vez, as mulheres que disseram beber em excesso – três bebidas alcoólicas por dia – tiveram 68% mais probabilidades de desenvolver doenças coronárias do que as que beberam com moderação, segundo a mesma investigação.
Este estudo analisou dados de 432,265 adultos, entre os 18 e os 65 anos, que receberam cuidados de saúde na unidade do Norte da Califórnia da Kaiser Permanente. O grupo era composto por cerca de 243.000 homens e 189.000 mulheres que comunicaram o seu consumo de álcool entre 2014 e 2015. Os investigadores analisaram depois os diagnósticos de doença coronária entre os participantes ao longo dos quatro anos que se seguiram.
Durante este período de acompanhamento, 3108 participantes desenvolveram doença coronária, mas a ligação entre álcool e doença coronária manifestou-se sobretudo em mulheres.