Numa noite de convívio, nem sempre é fácil recusar um copo de vinho ou um cocktail quando o desejo é maior do que a motivação para, no caso de quem está num processo de emagrecimento, não comprometer os números na balança.
No entanto, basta fazer as escolhas mais acertadas – isto, claro, para além de seguir a máxima “seja responsável, beba com moderação”.
E a melhor bebida alcoólica que podemos escolher é, tal como na alimentação, aquela que tem o rótulo mais simples.
“Tal como acontece com a comida, é uma opção muito mais saudável beber algo com um único ingrediente”, refere a nutricionista Megan DeChatelets à Forbes.
Isto porque quanto menos ingredientes, menos aditivos terá uma bebida (como glicerina ou corante caramelo), logo, menos calorias. E dentro das melhores opções poderá estar o mezcal, feito a partir da destilação de uma planta chamada agave. Apesar de carecer por vezes de alguns aditivos naturais no processo de fermentação, isso não significa que o mezcal deixe de ser uma das melhores opções.
Já a tequila, uma variação do mezcal que deriva da destilação da mesma planta, específica e exclusivamente da agave azul, não deve ter nada mais do que agave no rótulo no qual são discriminados os ingredientes.
"Sigo a mesma linha quando falo sobre alimentos – rótulos limpos, é isso que se deve procurar [numa bebida alcoólica]”, remata a nutricionista.
E se a tua preocupação não são tanto as calorias e mais os efeitos no dia a seguir, fica a saber que quanto mais natural uma bebida, menor será a ressaca.