Fotografia: reprodução do filme 'Easy A'
Nécessaire

O dois em um do Pingo Doce: será que a fórmula resulta mesmo?

Se há dúvidas sobre a eficácia dos produtos dois em um para o cabelo, nada que um teste não resolva. Pegámos numa fórmula do Pingo Doce e temos veredicto.

Existem dois tipos de pessoas: as que têm champô, amaciador e máscara a uso na banheira e as que preferem ter um dois em um para lavar o cabelo de modo a poupar tempo ou simplesmente por falta de paciência.

Foram precisamente estes dois últimos fatores que nos levaram a encontrar nas prateleiras do Pingo Doce um produto da marca Be Beauty que junta champô e amaciador, desenvolvido para todos os tipos de cabelo, incluindo para cabelos pintados ou sujeitos a alisamentos, uma vez que esta fórmula não contém sal. Por outro lado, contém mais de 90% de ingredientes de origem natural e pró-vitamina B5, um “ingrediente ativo com propriedades hidratantes que contribui para o brilho e aspeto do cabelo”, segundo a marca. 

Uma vez apresentada a fórmula dois em um do Pingo Doce, é o momento da análise: juntar dois produtos num só funciona mesmo? Antes da resposta, há muito mais a ter em conta.

Primeiro, considerar que não é por acaso que existem diferentes tipos de produtos para o cabelo, cada um concebido para exercer a sua função. No caso do champô, para fazer uma limpeza profunda da raiz às pontas e do amaciador, para finalizar a lavagem anterior ao fechar as cutículas dos fios de cabelo e deixá-los mais suaves. Questionamo-nos assim sobre o que acontece quando usamos os dois ao mesmo tempo.

Usámos a fórmula dois em um da marca Be Beauty do Pingo Doce (€1,69) e chegamos a algumas conclusões.

─ A embalagem de 300 ml tem a mesma quantidade de outros champôs e amaciadores individuais da marca Be Beauty. Significa isto que a fórmula dois em um durará menos tempo do que se separássemos ambos, uma vez que, no que toca ao amaciador, basta uma "noz" de produto para o efeito desejado;

─ É consensual que a sensação de espuma no cabelo durante a lavagem é desejada e esta era uma das nossas grandes curiosidades ao usar champô e amaciador ao mesmo tempo. Eis então o que aconteceu: quase sem ter de molhar o cabelo inicialmente, há espuma com abundância da raiz às pontas durante toda a lavagem.

─ No fim, o resultado é o esperado de qualquer lavagem normal que inclua champô e amaciador: sensação de cabelo limpo, com um aroma agradável, desembaraçado e suave.  

Veredicto: aplicando um só produto obtém-se o mesmo resultado do que se usássemos champô e amaciador separadamente, permitindo ainda poupar tempo. No entanto, uma fórmula dois em um pode não ser a mais vantajosa para a carteira.

Coolhunting

Repara bem no postal de Natal de Kate e William... e encontra os erros

Claro que uma falha de photoshop não podia passar despercebida aos olhares de todos os que aguardavam pelo postal de Natal desta família real.

Nécessaire