Dentista | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Vamos esclarecer de vez e aceitar: as idas ao dentista podem mudar

Há uma nova clínica que pode mudar a forma como vemos as clínicas dentárias. É que na Ímpar, também se trata das rugas.

As clínicas dentárias estão a mudar e é preciso aceitar isso. Há um novo e bom exemplo em Paço de Arcos chamado Ímpar, que se apresenta como "uma face clinic que tem como missão melhorar a autoestima de cada um". O que é que isso quer dizer? Simples. 

"Pretendemos tratar a face como um todo, integrando um conjunto de profissionais e especialidades clínicas que permitam uma abordagem multidisciplinar, de forma a dar resposta às necessidades dos nossos pacientes de todas as idades", responde à Versa Tomás Pinto, fundador e diretor clínico da Ímpar. 

No fundo, trata-se de uma clínica dentária, que é ao mesmo tempo clínica de estética, uma vez que atua no sentido da "prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias envolvidas nas estruturas da face". E é aqui que entra um dos tratamentos sobre o qual mais se ouve falar hoje em dia: a harmonização orofacial

Sem cirurgia e com técnicas minimamente invasivas, a harmonização orofacial atua sobre os tecidos do rosto para um melhor equilíbrio e prevenção ou atenuação dos sinais de envelhecimento da pele, harmonizando assim o sorriso. Mas esta técnica, de cariz estético, tem suscitado alguma polémica, agora esclarecida pelo médico dentista Tomás Pinto. 

A harmonização orofacial é segura?

Sempre vimos os médicos dentistas como especialistas que tratam dos dentes e não das rugas, mas parece que hoje dia ambos podem coexistir, ainda que debaixo de alguma discórdia. E se dúvidas ainda houver, é o momento de esclarecê-las. 

"A controvérsia é real e muitas vezes surge da falta de informação sobre o tema. Conforme definido por lei, a medicina dentária engloba o estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento de anomalias e doenças relacionadas com os dentes, boca, maxilares e estruturas anexas. A prática da harmonização orofacial é atualmente uma das competências dos médicos dentistas, regulamentada por normas publicadas no Diário da República. Esta área abrange técnicas, procedimentos e produtos com aplicação terapêutica, preventiva e de reabilitação, englobados no âmbito de atuação dos médicos dentistas", explica o especialista. 

Para além disso, os médicos dentistas só podem aplicar tratamentos de harmonização orofacial após complementarem a licenciatura, mestrado e formações certificadas como masters, pós-graduações e residências clínica e aí sim estarão aptos para os procedimentos que garantem a devida segurança dos pacientes. 

Esclarecida a polémica, é chegado o momento de perceber quem pode ou deve fazer este procedimento. 

Ímpar será o futuro das clínicas dentárias?

Na nova face clinic de Paço de Arcos, há três principais áreas de atuação: Medicina Dentária (Implantologia, Reabilitação Oral, Endodontia, Odontopediatria, Dentisteria, Higiene Oral, Periodontologia); Ortodontia (Ortodontia Invisível, Ortodontia Fixa Convencional, Ortodontia Funcional); e Harmonização Orofacial (Toxina Botulínica, Ácido Hialurónico, Bioestimuladores de colagénio, Microagulhamento). 

É este conjunto que faz da Ímpar uma clínica com um conceito inovador e que pode vir a não ser exclusivo no futuro. "Pelo seu caráter preventivo e de promoção do equilíbrio facial, [a harmonização orofacial] é uma área que pode funcionar de forma autónoma, através das suas múltiplas opções terapêuticas, ou funcionar como um complemento a tratamentos de ortodontia ou reabilitação oral", diz o fundador da Ímpar.

Nem sempre uma intervenção de medicina dentária exige um complemento com a harmonização orofacial e vice-versa, porque cada uma pode fazer sentido isoladamente e de acordo com as necessidades. E no que toca à harmonização orofacial, não há idade para começar a esconder os sinais de envelhecimento. 

"Os tratamentos de harmonização orofacial (nomeadamente a aplicação de toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurónico) são mais procurados por pacientes em que os sinais de envelhecimento já são visíveis, como rugas vincadas, perda de volume facial e flacidez. No entanto, sabemos hoje que estes tratamentos são muito eficazes numa ótica de prevenção, pelo que o ideal será que comecem a ser realizados numa fase mais precoce, quando começarem a aparecer os primeiros sinais/queixas", recomenda.

A nova Ímpar - face clinic está localizada na rua Marquês de Pombal 5, em Paço de Arcos, e as marcações podem ser feitas por telefone (963773828) ou no site.

Gourmet

Vai-se o vinho, fica a garrafa que celebra o Dia do Pai

Um presente especial para o Dia do Pai é aquele que envolve dedicação e existe uma proposta da José Maria da Fonseca para os pais apreciadores de vinho.

Nécessaire