As mudanças vertiginosas que temos experimentado, trouxeram um novo paradigma ao nosso dia-a-dia. Vivemos num mundo BANI, onde a fragilidade (Brittle), a ansiedade (Anxious), a não linearidade (Nonlinear) e a incompreensibilidade (Incomprehensible) definem a realidade. Neste cenário desafiante, a comunicação surge como aliada crucial, abrindo caminho para um entendimento mais profundo e uma ligação mais autêntica. Entre as várias tendências que moldarão a comunicação em 2024, há cinco que merecem especial atenção.
- Vozes Humanas: Narrativas que cativam
Em época de desconfiança, fortemente motivada pela ascensão das fake news e da desinformação, a autenticidade será preciosa. As histórias contadas por vozes reais, suportadas por dados sólidos, conquistarão a confiança das audiências. Da liderança de pensamento à influência de especialistas, a comunicação centrada na experiência comprovada das pessoas será vital.
- IA: uma Aliada da criatividade humana
Será difícil escapar à omnipresença da Inteligência Artificial (IA). Assim, a sua fusão com a criatividade humana e com insights orientados por dados prometem um impacto sem precedentes. As áreas da Comunicação e Relações Públicas iniciam uma nova era em que o sucesso vai ter que combinar análise, compreensão, influência e adaptação ao cenário em constante evolução.
- A força do trabalho em equipa
Integração é a palavra de ordem. O poder da colaboração entre áreas, equipas e a integração de canais maximizará o impacto dos resultados, proporcionando uma resposta mais sólida aos desafios, mudanças e oportunidades de 2024.
- Prioridade para questões Sociais e Ambientais: uma comunicação consciente
Diversidade, inclusão e responsabilidade ambiental são agora reconhecidamente pilares centrais da sociedade, passando assim de bandeiras de desenvolvimento excepcional, para terem de estar garantidos, de forma intrínseca, na génese de tudo o que se faça. A consciência social é uma prioridade e o trabalho conjunto com especialistas em Diversidade, Equidade e Inclusão vai robustecer tanto a comunicação externa como a interna, tornando-se um diferencial essencial, especialmente para as gerações mais jovens.
- Experiências Partilhadas: comunidades que impulsionam
A ascensão da partilha de experiências e da análise de casos em conjunto destaca-se como uma tendência significativa. Participar em fóruns de discussão e reflexão sobre diversas áreas, abertos a profissionais de comunicação, torna-se crucial para ultrapassar desafios, para o desenvolvimento de líderes e para o sucesso organizacional.
Ao abraçar estas tendências, a comunicação em 2024 é muito mais do que uma transmissão de informações, mas sim uma construção coletiva de narrativas autênticas, impulsionadas pela colaboração e pela consciência coletiva. No mundo BANI, a união de profissionais é a força que moldará o futuro, mais resiliente, da comunicação.