Heróis da Sustentabilidade Levi's
Coolhunting

Da IA à Sustentabilidade: coordenadas para dominar a Comunicação em 2024

Inês Simões, Presidente da Associação Portuguesa de Comunicação de Empresa, deixa cinco tendências para 2024.

As mudanças vertiginosas que temos experimentado, trouxeram um novo paradigma ao nosso dia-a-dia. Vivemos num mundo BANI, onde a fragilidade (Brittle), a ansiedade (Anxious), a não linearidade (Nonlinear) e a incompreensibilidade (Incomprehensible) definem a realidade. Neste cenário desafiante, a comunicação surge como aliada crucial, abrindo caminho para um entendimento mais profundo e uma ligação mais autêntica. Entre as várias tendências que moldarão a comunicação em 2024, há cinco que merecem especial atenção.

  • Vozes Humanas: Narrativas que cativam

Em época de desconfiança, fortemente motivada pela ascensão das fake news e da desinformação, a autenticidade será preciosa. As histórias contadas por vozes reais, suportadas por dados sólidos, conquistarão a confiança das audiências. Da liderança de pensamento à influência de especialistas, a comunicação centrada na experiência comprovada das pessoas será vital.

  • IA: uma Aliada da criatividade humana

Será difícil escapar à omnipresença da Inteligência Artificial (IA). Assim, a sua fusão com a criatividade humana e com insights orientados por dados prometem um impacto sem precedentes. As áreas da Comunicação e Relações Públicas iniciam uma nova era em que o sucesso vai ter que combinar análise, compreensão, influência e adaptação ao cenário em constante evolução.

  • A força do trabalho em equipa

Integração é a palavra de ordem. O poder da colaboração entre áreas, equipas e a integração de canais maximizará o impacto dos resultados, proporcionando uma resposta mais sólida aos desafios, mudanças e oportunidades de 2024.

  • Prioridade para questões Sociais e Ambientais: uma comunicação consciente

Diversidade, inclusão e responsabilidade ambiental são agora reconhecidamente pilares centrais da sociedade, passando assim de bandeiras de desenvolvimento excepcional, para terem de estar garantidos, de forma intrínseca, na génese de tudo o que se faça. A consciência social é uma prioridade e o trabalho conjunto com especialistas em Diversidade, Equidade e Inclusão vai robustecer tanto a comunicação externa como a interna, tornando-se um diferencial essencial, especialmente para as gerações mais jovens.

  • Experiências Partilhadas: comunidades que impulsionam

A ascensão da partilha de experiências e da análise de casos em conjunto destaca-se como uma tendência significativa. Participar em fóruns de discussão e reflexão sobre diversas áreas, abertos a profissionais de comunicação, torna-se crucial para ultrapassar desafios, para o desenvolvimento de líderes e para o sucesso organizacional.

Ao abraçar estas tendências, a comunicação em 2024 é muito mais do que uma transmissão de informações, mas sim uma construção coletiva de narrativas autênticas, impulsionadas pela colaboração e pela consciência coletiva. No mundo BANI, a união de profissionais é a força que moldará o futuro, mais resiliente, da comunicação.

 

Coolhunting

Uma das botas mais originais deste inverno estão em saldos na Zara

Se estavas à espera dos saldos para comprares estas botas de cano alto da Zara, temos boas notícias.

Coolhunting