Tenerife
Evasão

Tenerife: a ilha paradisíaca que está mesmo aqui ao lado

Artigo patrocinado

Pode parecer uma paisagem de Bali, mas não. A maior ilha do arquipélago das Canárias está mesmo aqui ao lado e merecer ser visitada.

Parece um destino tropical do outro lado do mundo, mas está mesmo aqui ao lado: falamos de Tenerife, a maior ilha do arquipélago das Canárias, em Espanha, conhecida pelas suas piscinas naturais e paisagens de cortar a respiração que ganharam forma devido à erosão do mar e do vento e à atividade vulcânica da ilha que remonta há milhares de anos.

Advertisement

A pouco mais de 300km de África e a cerca de 1300km da Península Ibérica, a condição insular desta ilha é, na verdade, a sua maior virtude: a diversidade de paisagens e uma temperatura média anual que ronda os 22ºC, tornam-na o lugar perfeito para visitar tanto no inverno como no verão.

As praias de areia negra, formadas devido à influência vulcânica, são das principais atrações naturais de Tenerife. Muitas delas são, na verdade, praias selvagens, intocadas pelo homem; enquanto que outras tiveram intervenção humana devido à necessidade de criar condições de segurança para os banhistas.

A piscina natural de La Laja, em San Juan de la Rambla, é um dos pontos de paragem obrigatórios numa visita à ilha. Surge quase de surpresa no final de uma das ruas do município de San Juan de la Rambla e a vista que se tem desde o miradouro mais acima é impressionante. Para chegar a ela, é preciso descer alguns degraus, mas a recompensa depois desse esforço é o de poderes mergulhar em águas cristalinas e desfrutar das vistas do Oceano Atlântico no horizonte.

Mas se fores um amante da natureza, vais gostar de saber que neste território poderás visitar 43 espaços protegidos, entre eles o Parque Nacional do Teide, declarado Património da Humanidade pela UNESCO e o pico mais alto de Espanha com 3715 metros de altitude. Esta zona vulcânica intocada pode ser conhecida através de uma viagem de teleférico, fazendo-te chegar muito perto do cume. O Parque Rural de Anaga e o Parque Rural de Teno,  conhecidos pela biodiversidade das suas florestas Laurissilva e uma atmosfera de conto de fadas cativam todos e cada um dos sentidos de quem os visita. As Falésias de Los Gigantes, com uma altura de até 600 metros acima do mar, é outro dos locais de paragem obrigatória.

Mas não só dos encantos da natureza vive esta ilha. A arquitetura mais vanguardista é uma das principais atrações da capital, Santa Cruz. Exemplos dessa inovação arquitetónica são o Auditório de Tenerife, o Centro Internacional de Feiras e Congressos, ambos obras de Santiago Calatrava, ou o Tenerife Espacio de las Artes, de Herzog e De Meuron.

Em La Laguna, no centro histórico, Património Mundial da UNESCO, as mansões e pátios tradicionais merecem ser visitadas, ainda que de longe.

Por fim, e como não poderia deixar de ser, a gastronomia tem algo a dizer. A cena gastronómica em Tenerife tem crescido nos últimos anos, tendo-se tornado um local onde é possível provar uma cozinha em que a tradição e a originalidade se cruzam. Uma parte importante da identidade cultural da ilha são os vinhos locais, cuja história remonta ao século XV, e onde se fazem sentir a personalidade única que as castas de vinhas únicas e as propriedades dos solos vulcânicos conferem ao vinho.

Em matéria de alojamento, Tenerife conta uma vasta gama de oferta hoteleira. É, aliás, aqui que se encontra, alguns dos mais modernos e luxuosos boutique hotéis da Europa. Se preferires, há também muitas casas rurais inseridas no meio de paisagens incríveis que asseguram uma experiência inesquecível.

Posto isto, de que estás à espera para marcar a tua viagem a Tenerife?

Evasão

Sleep with Six Senses: Não te queremos dar sono, mas que durmas melhor

Fomos literalmente dormir ao Six Senses Douro Valley. O nosso luxo neste hotel de luxo, foi melhorar a qualidade do sono. E acordámos a saber que somos um Urso para quem o dia, idealmente, só começa lá para as 10h…

Evasão