Orgulhosas como são da sua herança e do saber fazer bem feito, as marcas italianas são as pioneiras a avançar para a defesa do seu património. Do passado, mas também do futuro. Num tempo cada vez mais rápido e superficial, algumas marcas surpreendem pela positiva quando apostam no outro lado da vida, o da reflexão, o da criatividade e da qualidade, sem sucumbir ao argumento fácil da quantidade. É caso para dizer "uau".
Apesar de a qualidade ser sempre o que sobressai e o que perdura, a verdade é que a maioria das marcas a ignora em prol de outros valores, já para não referir os apelos ao desgaste do planeta. Mas a Furla quer fazer diferente. Conhecedora e líder na produção de marroquinaria de qualidade, quer evidenciar o seu ADN e a sua herança fabril neste novo Progetto Italia, pensado pelo premiado estúdio de Arquitectura industrial Geza de Udine. Que, por seu lado, o pensou com uma ligação profunda à paisagem, muito bem integrado na Natureza circundante, e com vários pátios e telhados verdes, esbatendo os limites entre o interior e o exterior. E, a receber os visitantes à entrada, uma fileira de ciprestes, como os que encontramos nas vilas tradicionais toscanas.
A ideia é ser “um ambiente que celebra o bem-estar dos indivíduos no espaço de trabalho”, lemos na apresentação do novíssimo Furla Progetto Italia, que quer ser “um centro de criatividade, produção, pesquisa, experimentação e educação”. Projetado no coração da área de Chianti, em Tavernelle Val di Pesa, Florença, onde já está implantada a fábrica da marca, a Effeuno Srl, desde 2018. São 43.000 metros quadrados, dos quais 18.200 são construídos com três alas principais: escritórios, laboratórios de fabrico e logística.
O Furla Progetto Italia será “o coração da cadeia produtiva e criativa da Furla” e é um grande investimento da marca para albergar 130 colaboradores, entre criativos e artesãos, “num ambiente altamente estimulante, que combina o respeito pelas tradições com um novo desejo virado para a inovação de alta tecnologia e experimentação artística. Um centro de experimentação onde podemos atrair e formar novos talentos. Possui uma estrutura ágil e dinâmica onde arte, criatividade e artesanato se encontram e se polinizam num ambiente enraizado na sustentabilidade ambiental,” afirma Mauro Sabatini, CEO do Grupo Furla. Por isso, este é um presente Furla “de Itália para Itália.”
Ao mesmo tempo que vão formar jovens talentos e reforçar a criatividade para desenvolver novos produtos e a sua capacidade de produção, têm traçado um plano de responsabilidade social e sustentabilidade ambiental. Começa no compromisso de minimizar o impacto das atividades industriais na área onde o Progetto está inserido, alimentado por um sistema fotovoltaico e por painéis solares e térmicos para a produção de água quente, a iluminação é um sistema LED, e as fachadas foram pintadas com a tinta Airlite “smog-eating, que purifica o ar e transforma os poluentes em moléculas de sal" e os jardins são regados… com água da chuva.
Recordamos aqui a Benetton, que foi a visionária ao criar a sua belíssima Fabrica, em 1994, um centro de pesquisa em comunicação para todo o grupo, que inclui a Sisley, por exemplo, e alberga uma talentosa equipa de jovens criativos, vindos de todo o mundo. Uma ideia de Luciano Benetton e do genial Oliviero Toscani, que pensou todas as conhecidas campanhas da marca (essas mesmas), e cujo edifício, belíssimo, foi desenhado pelo arquiteto japonês Tadao Ando. Foi um acontecimento na indústria da moda e ecoa até hoje, agora é a Furla que dá o salto para o futuro.