Uma casa construída na freguesia de Tregosa, em Barcelos, está entre os edifícios nomeados para os prémios Building of the Year 2024, do conceituado site de arquitetura ArchDaily. O projeto da moradia construída em 2022, conhecida como Casa da Horta, foi coordenado pelo arquiteto Rui Tavares, do atelier nacional Matérias, e recorre a um design simples, inspirado nas terras agrícolas do Minho.
“A casa está implantada de forma a tirar partido da topografia do terreno, aproveitando o seu declive natural e a sua orientação (noroeste/sudeste). O resultado é um edifício em diferentes volumes, todos com a mesma altimetria, o que proporciona uma leitura muito equilibrada e harmoniosa do conjunto, e uma exposição solar mais controlada e estudada de acordo com as horas de utilização da habitação”, pode ler-se no site ArchDaily.
A sala de estar, de jantar e cozinha partilham o mesmo espaço, estando organizado para promover uma dinâmica familiar ou facilitar a interação entre amigos e convidados. “A distribuição da casa pretende ser muito intuitiva e simples, permitindo que os espaços nunca percam a sua própria identidade, misturando-se nas áreas sociais e separando-se nas áreas privadas. Um corredor central serve de espinha dorsal a todo o programa.”
Depois da zona social, encontram-se dois quartos suite, cada um deles com um pátio exterior individual. Ambos os quartos têm ainda casa de banho e um deles conta também com um guarda-roupa interior.