Casa da Horta, Matérias arquitetura + interiores | Fotografia: Wood Target
Design e Artes

Há uma casa em Barcelos que está na corrida por prémio internacional

A Casa da Horta, desenhada em 2022 pelo atelier português Matérias, é um dos projetos nomeados para o prémio Building of the Year 2024, do site ArchDaily.

Uma casa construída na freguesia de Tregosa, em Barcelos, está entre os edifícios nomeados para os prémios Building of the Year 2024, do conceituado site de arquitetura ArchDaily. O projeto da moradia construída em 2022, conhecida como Casa da Horta, foi coordenado pelo arquiteto Rui Tavares, do atelier nacional Matérias, e recorre a um design simples, inspirado nas terras agrícolas do Minho.

“A casa está implantada de forma a tirar partido da topografia do terreno, aproveitando o seu declive natural e a sua orientação (noroeste/sudeste). O resultado é um edifício em diferentes volumes, todos com a mesma altimetria, o que proporciona uma leitura muito equilibrada e harmoniosa do conjunto, e uma exposição solar mais controlada e estudada de acordo com as horas de utilização da habitação”, pode ler-se no site ArchDaily.

A sala de estar, de jantar e cozinha partilham o mesmo espaço, estando organizado para promover uma dinâmica familiar ou facilitar a interação entre amigos e convidados. “A distribuição da casa pretende ser muito intuitiva e simples, permitindo que os espaços nunca percam a sua própria identidade, misturando-se nas áreas sociais e separando-se nas áreas privadas. Um corredor central serve de espinha dorsal a todo o programa.”

Depois da zona social, encontram-se dois quartos suite, cada um deles com um pátio exterior individual. Ambos os quartos têm ainda casa de banho e um deles conta também com um guarda-roupa interior. 

Design e Artes

Sabes mesmo para que serve o papel de alumínio? Talvez não

É sempre bom teres papel de alumínio por perto, não vás precisar para dias de chuva ou para o mais recente truque do TikTok. Não tens de quê.

Design e Artes