Sabemos que competitividade é parte integrante da indústria de moda, mas a dada altura temos mesmo de questionar que marketing é este que nos tenta vender uma ideia insana de que tudo vale. Não quero dizer que a Balenciaga passa um atestado de estupidez aos clientes, mas também não me falta vontade de o afirmar.
Podia estar a falar da toalha de banho apresentada na coleção de inverno 2022 e que já há quem diga que vai custar perto de 3 mil euros, mas o que mais me tira do sério é quando decidem que podem dar um nó nuns atacadores de ténis, colarem num brinco e dizerem-me: “Este acessório custa 250 euros."
O mesmo que fizeram com sapatos, ténis ou até mesmo com uma carteira em forma de saco de lixo é apenas o exemplo dos muitos devaneios que nos esperam. Esta não será, certamente, a última invenção controversa da marca.
Opiniões à parte, há quem veja arte em tudo o que a Balenciaga cria e que nestes mesmos objetos elogie a capacidade de Demna em incorporar objetos do quotidiano em joias (imagine-se).
Resta-me questionar quanto pagarias por uma toalha de banho e saber de que lado estás.