Kate Middleton | Fotografia: Chris Jackson/Getty Images
Coolhunting

Kate Middleton pode estar irreconhecível, mas de que cor são os seus olhos?

O novo retrato de Kate Middleton está a gerar polémica e fez-nos dar atenção a um pormenor. Sabemos mesmo a cor dos olhos da princesa de Gales?

Sabemos (quase) tudo sobre Kate Middleton, olhamos para o que leva vestido, os sapatos que calça e conhecemos bem a elegância desta princesa. Mas e a cor dos olhos? Será que alguma vez reparámos de que cor são os olhos de Kate Middleton para podermos dizer que a conhecemos mesmo bem? Talvez não, mas um novo retrato da princesa despertou a nossa atenção.

O retrato foi pintado pela artista Hannah Uzor para a capa da edição de julho da revista Tatler e inspirado numa fotografia de 2022 captada na noite em que a princesa de Gales marcou presença num banquete realizado no Palácio de Buckingham aquando a visita do presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, a Londres. Um momento que foi apenas o mote para um esboço.

“O processo de pintar este retrato, para além de estudar fotografias e vídeos, é realmente começar um esboço. Assim que fiquei satisfeita com o esboço, e fiz uma série deles, olhar particularmente para a expressão dela foi a chave. Então fiz vários esboços para tentar captar a expressão dela. Uma vez satisfeita, posso prosseguir para o que vai vestir", revela Hannah Uzor. 

Foi então que Hanna Uzor passou para o look de Kate Middleton daquela noite, sendo fiel a todos os pormenores, desde o vestido branco comprido criado por Jenny Packham, a tiara Cambridge Lover’s Knot, os brincos de diamantes e pérolas que já pertenceram à princesa Diana e uma pulseira de pérolas.

Depois disso: a escolha das cores e há uma razão para o fundo azul ter sido óbvio. 

 

"A cor é uma das coisas mais importantes no trabalho artístico, porque pode revelar a atmosfera e a cor é algo que realmente complementa os olhos verdes de Kate Middleton. O fundo azul e turquesa foi escolhido essencialmente para ter a certeza de que combina com os olhos dela, porque os olhos são a janela para a alma, então dediquei muito tempo a tentar representar os olhos para combinar com o fundo", explica a pintora. 

Facto é que possivelmente, até aqui, nunca tínhamos reparado que Kate Middleton tem olhos verdes, não fosse a artista que lhe dedica um retrato. Apesar de todas as críticas.

 

Carlos III não é caso único: as críticas em defesa de Kate Middleton

O novo retrato de Kate Middleton tem dividido opiniões. Há quem considere que é uma bonita e diferente interpretação da princesa de Gales, mas é maior o número de críticas à forma como está representada. 

No mesmo dia em que é a imprensa diz que Kate Middleton terá perdido 15 kg e "está irreconhecível" na sequência da luta que trava com um cancro, há também quem considere que no retrato não vê Kate Middleton e que está irreconhecível, neste caso por outras razões.

"Um retrato muito pobre que falha totalmente ao representar a beleza e elegância da princesa de Gales", "o pior retrato possível", "esta não é a Kate", ou "horrível" e "vergonha" são alguns dos comentários que se podem ler na própria publicação de Instagram da Tatler.

Parece um déjà vu do que aconteceu há pouco mais de uma semana com o Rei Carlos III, também representado num retrato feito pelo artista Jonathan Yeo e que desagradou os fãs do monarca.

Num fundo vermelho e rosa, o filho da Rainha Isabel II aparece com um uniforme da Guarda de Gales e uma espada na mão, pormenores desvanecidos sobre o fundo que apenas destaca o rosto do rei. 

 

A obra de Jonathan Yeo também foi alvo de várias críticas, principalmente pelo vermelho intenso que levou a comentários como "parece que está no inferno" ou "como se estivesse num banho de sangue".

Tanto o retrato de Kate Middleton, como o do Rei Carlos III, indignaram a opinião pública. Mas será que estamos perante uma nova Era no que toca à arte do retrato? Teremos de esperar até ver de que forma serão representados os restantes membros da família real.

Coolhunting

Diretora criativa da Mango: "Quem consegue resistir a uma peça de croché bonita?"

Justi Ruano, diretora criativa da Mango, fala em exclusivo à VERSA sobre a nova coleção, ou, se preferimos, conta-nos como escreve esta carta de amor ao verão.

Coolhunting