Em 2021, nascia pelas mãos de dois amigos de infância, Catarina Justino e Miguel Marques da Costa, um novo projeto na área da moda. Ele já tinha uma marca de coordenados fluídos e genderless, a C.R.T.D, e ela um vasto conhecimento de outras tantas peças originais, de qualidade e atentas à sustentabilidade.
Decidiram assim junta-se para dar a conhecer o talento na área que os apaixona e criar a House of Curated. Reúne atualmente mais de 30 marcas de moda, beleza e acessórios com curadoria dos fundadores, 11 delas portuguesas, ainda que não seja esse o foco do projeto.
"Não escolhemos as marcas de acordo com o país de origem, mas sim por estarem em linha com a nossa visão. O mais importante para nós é oferecer aos nossos clientes peças diferentes que não costumam encontrar em qualquer outro sítio”, referem os fundadores da marca em entrevista à Versa.
Tudo começou com uma plataforma online, que desde o início tem dado a conhecer novas marcas e designers de todo o mundo, e depois seguiu-se uma primeira loja na rua Presidente Arriaga, em Santos, Lisboa.
Passados dois anos, Catarina e Miguel sentiram necessidade de expandir e mudaram de localização no passado mês de julho. Estão agora numa na rua do Poço dos Negros, em Lisboa, onde se encontra tudo o que, dizem eles, não há em mais nenhum sítio.
O sítio onde há tudo para um estilo inovador
A House of Curated pode definir-se como um projeto que agrega peças diferentes “com uma qualidade bastante superior e que não estejam ligados a nenhuma tendência sazonal específica", mas, no fundo, faz muito mais do que isso. Funciona também como uma porta aberta para o talento nacional e para que novos designers portugueses se dêem a conhecer.
Alguns deles acabaram por crescer e ganhar notoriedade ao longo do tempo, como é o caso da Huarte, que veste celebridades a nível mundial e desfila todas as temporadas na ModaLisboa. Já lá fora a The Silted Company é outro exemplo de sucesso que atrai nomes bem conhecidos.
Além destas, nas lojas físca ou online encontras outras referências, na sua maioria emergentes, desde a holandesa 90CIG e os seus óculos de sol, Beatriz Jardinha com as suas peças de joalharia surrealistas, até a marcas como a Poeira, a The White Raven e a LOT Rio.
No que diz respeito ao futuro, a House of Curated está focada em colaborar com mais marcas e ter mais espaços em registo de pop-up store, tal como acontece atualmente com a loja do hotel Praia do Canal Nature Resort, em Aljezur.
"Temos muitas ideias que queremos desenvolver porque o que realmente nos custa é estar parados” acrescentam.