House of Curated diVERSA | Fotografia: Simão de Castro Pernas
Coolhunting

O que há na House of Curated não vais "encontrar em qualquer sítio"

Marcas nacionais e internacionais fazem parte do leque de opções do projeto House of Curated que tem uma só regra: apresentar novas marcas e designers com peças originais.

Em 2021, nascia pelas mãos de dois amigos de infância, Catarina Justino e Miguel Marques da Costa, um novo projeto na área da moda. Ele já tinha uma marca de coordenados fluídos e genderless, a C.R.T.D, e ela um vasto conhecimento de outras tantas peças originais, de qualidade e atentas à sustentabilidade. 

Decidiram assim junta-se para dar a conhecer o talento na área que os apaixona e criar a House of Curated. Reúne atualmente mais de 30 marcas de moda, beleza e acessórios com curadoria dos fundadores, 11 delas portuguesas, ainda que não seja esse o foco do projeto.  

"Não escolhemos as marcas de acordo com o país de origem, mas sim por estarem em linha com a nossa visão. O mais importante para nós é oferecer aos nossos clientes peças diferentes que não costumam encontrar em qualquer outro sítio”, referem os fundadores da marca em entrevista à Versa.  

Catarina Justino e Miguel Marques da Costa, fundadores da House of Curated | Fotografia: Joana Linda

Tudo começou com uma plataforma online, que desde o início tem dado a conhecer novas marcas e designers de todo o mundo, e depois seguiu-se uma primeira loja na rua Presidente Arriaga, em Santos, Lisboa.

Passados dois anos, Catarina e Miguel sentiram necessidade de expandir e mudaram de localização no passado mês de julho. Estão agora numa na rua do Poço dos Negros, em Lisboa, onde se encontra tudo o que, dizem eles, não há em mais nenhum sítio. 

O sítio onde há tudo para um estilo inovador

A House of Curated pode definir-se como um projeto que agrega peças diferentes “com uma qualidade bastante superior e que não estejam ligados a nenhuma tendência sazonal específica", mas, no fundo, faz muito mais do que isso. Funciona também como uma porta aberta para o talento nacional e para que novos designers portugueses se dêem a conhecer.  

Alguns deles acabaram por crescer e ganhar notoriedade ao longo do tempo, como é o caso da Huarte, que veste celebridades a nível mundial e desfila todas as temporadas na ModaLisboa. Já lá fora a The Silted Company é outro exemplo de sucesso que atrai nomes bem conhecidos.  

Além destas, nas lojas físca ou online encontras outras referências, na sua maioria emergentes, desde a holandesa 90CIG e os seus óculos de sol, Beatriz Jardinha com as suas peças de joalharia surrealistas, até a marcas como a Poeira, a The White Raven e a LOT Rio.  

No que diz respeito ao futuro, a House of Curated está focada em colaborar com mais marcas e ter mais espaços em registo de pop-up store, tal como acontece atualmente com a loja do hotel Praia do Canal Nature Resort, em Aljezur. 

"Temos muitas ideias que queremos desenvolver porque o que realmente nos custa é estar parados” acrescentam.

Gourmet

Este bar a 20 minutos de Lisboa tem um dos melhores pores do sol

O bar de Olivier da Costa, na Costa da Caparica, tem sunsets todos os sábados e domingos a partir das 18h para aproveitar a vista e o bom tempo.

Coolhunting