A passada noite de terça-feira, dia 20, na Semana de Moda de Paris, marcou a estreia de Pharrell Williams à frente da menswear da Louis Vuitton. Um desfile que tomou conta da Pont Neuf, na Ile de la Cité, com vista sobre o Sena. O lugar pode ter marcado o compasso de qualquer coisa memorável, mas esta apresentação não precisou da cidade parisiense para se tornar mais sonante, até porque nesta noite foi Louis Vuitton que fez Paris acontecer.
Estava tudo ansioso para ver o que o artista multifacetado, que veio substituir o grande Virgil Abloh como diretor criativo das coleções masculinas da maison de luxo, teria a dizer e a mostrar sobre este começo na Louis Vuitton. Mas sabíamos que seria qualquer coisa em grande. Aliás, assim que Rihanna é anunciada como musa de moda masculina, protagonizando a campanha Louis Vuitton Homme para a primavera/verão 2024, o barulho que se fez ouvir era dos bons.
Pharrell Williams got it right. Assim que soou o toque de entrada do desfile mais aguardado do ano, chegou-nos um pouco de tudo, numa harmonia perfeita que só um couro gospel pode garantir. E esse foi o ritmo que acompanhou um desfile com muitos elementos militares, quer pelas camuflagens, quer pela rigidez nos passos, sem esquecer o pop e o rap. Assim se ilustrou uma cultura, sem esquecer as batalhas do mundo presente.
Mas também houve espaço para falar de futuro, com elementos pixelizados em grandes estampagens que, sem destoar de tudo o resto, parecem abrir uma janela ao avanço tecnólogico.
Este não é um espetáculo que merece descrições detalhadas, tanto quanto merece ser visto. E assim como a plateia que circundou o espetáculo, também nós aplaudimos Pharrell Williams de pé.