Rainha Camilla. Fotografia: Max Mumby, Getty
Coolhunting

Rainha Camilla perde título, mas mantém a coroa

O Buckingham Palace tem um pedido a fazer ao mundo: retirem título a Camila.

A mulher do Rei Carlos III volta a ser destaque na imprensa de todo o mundo. Desta vez, por culpa do título que lhe é entregue.

Conforme avança o Independent e outros meios de comunicação, Camilla perderá o título Consorte à data da coroação de Carlos III, com data marcada para o dia 6 de maio na Abadia de Westminster. 

Ainda que a data de alteração de apelido seja apontada para o momento oficial da coroação, já há sinais dessa mudança nas redes sociais. A página de Twitter recentemente lançada por Camilla, uma espécie de clube de leitura online, ganha o nome de "Queen’s Reading Room", ou seja, sem Consorte.

Segundo uma fonte do Daily Mail, a decisão do palácio prende-se apenas a uma questão de perspetiva: “[O título de] rainha consorte é pesado e pode ser mais simples para Camilla ser conhecida apenas como rainha quando o momento certo chegar.”

Ainda que o Consorte seja título tradicional destinado à esposa do monarca reinante e, por isso mesmo, entregue a Camila assim que Carlos sobe ao trono, a monarquia pode assumir outros desígnios para os membros reais, já que não é bem clara a obrigatoriedade de uso do termo Consorte. Ainda assim, o título de apenas "rainha" é normalmente dirigido a figuras femininas que se tornam monarcas através da linha de sucessão, como aconteceu com Isabel II quando o pai, o rei George VI, morreu, e não como consequência de um matrimónio.

Consorte ou sem Consorte, certo é que a coroa de Camilla mantém-se e o momento mais esperado pelos britânicos está para breve.

Design e Artes

Óscares têm novo protocolo: afinal, uma bofetada pode ter final feliz

Há um novo (e necessário) protocolo para a 95.ª edição dos Óscares. Só foi preciso andarmos à chapada.

Coolhunting