M12. Em letras pequeninas, surge a classificação oficial da idade a partir da qual esta quinta-feira, 20 de julho, pode ser visto o novo filme Barbie, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, Barbie e Ken, respetivamente.
Apesar de o filme passado na Casa de Sonho da Barbie retratar aquele que é o universo das crianças de várias gerações desde 1959, o filme realizado por Greta Gerwig é impróprio para crianças menores de 12.
Porquê? Por conter “insinuações moderadas, breve assédio sexual, linguagem implícita forte”, segundo a British Board of Film Classification (BBFC), entidade responsável pela classificação de filmes.
Avançando com alguns spoilers somente para explicar as advertências para o conteúdo, são de enumerar situações como uma cena que faz referência a masturbação e noutra uma criança derrete o cabelo de uma boneca com um isqueiro, considerado um “comportamento perigoso” pela BBFC.
No filme com mais de 113 minutos podem ainda ouvir-se palavras como “merda", “inferno” e "porra" e ainda piadas ocasionais sobre sugar daddies ou a abordagem de temas como a saúde mental e a morte, como se pôde perceber logo no trailer do filme com a questão que inesperadamente Barbie lança no meio de uma pista de dança: “Alguma vez pensaram sobre a morte?”.
O mundo foi tomado pela Barbie nas últimas semanas e a febre da tendência Barbiecore tem atingindo os adultos, o verdadeiro target deste novo filme. Mas sendo esta uma boneca das crianças, que querem também vê-la no ecrã, não são de estranhar as críticas de pais que se vêm obrigados a explicar aos mais novos que não podem levá-los a ver o filme da sua boneca favorita.