A nova versão do P50 | Fotografia: P50 Cars
Design e Artes

Este é o carro mais pequeno do mundo e cabe num elevador

Inspirado no icónico P50, o carro mais pequeno do mundo está acessível a todos e pode ser conduzido nas estradas. Tem apenas 59 cm de comprimento.

Quando falamos dos carros mais pequenos do mundo, há marcas que nos vem logo à cabeça. A Mini tornou-se conhecida pelo seu icónico modelo Morris Mini, lançado em 1959; o Fiat 500 alcançou também uma reputação em todo mundo, mas há um modelo que consegue ser ainda mais pequeno. 

Em 2010, o Guinness Book of World Records concedeu o título de carro mais pequeno do mundo ao Peel P50, produzido entre 1962 e 1965, na Ilha de Man, pela Peel Engineering Company.

Em 2022, um dos 50 exemplares construídos foi vendido por quase 200 mil dólares (185 mil euros). Jeremy Clarkson, um dos anfitriões de Top Gear, conduziu um P50 num dos episódios do programa no interior do edifício da BBC, contribuindo para a fama recente que  este microcarro alcançou. 

Com 1,37m de comprimento, 99cm de largura e com um peso de apenas 59kg,  o veículo tinha um motor de motociclo com três mudanças e uma pega na traseira para puxar o carro com a mão quando fosse necessário fazer marcha-atrás.

Em 2011, contudo, a P50 Cars, uma nova empresa, passou a produzir novas versões elétricas e a combustível do icónico modelo, a que deu o nome de P.50 Mk1.

Disponível a partir de 14 mil libras (cerca de 16 mil euros), é possível adquirir o veículo por montar, sendo responsabilidade do comprador tratar da sua construção em casa, que poderá chegar a 50 horas.

 

Evasão

Onde encontramos a melhor vista da Europa? Num hotel português

Lisboa é uma cidade que deixa os turistas rendidos pela sua gastronomia e vistas. A melhor vista de um hotel na Europa é nossa.

Design e Artes