Como manter a casa sempre organizada? | Fotografia: Pexels
Design e Artes

Cinco dicas para uma casa sempre, mas sempre, organizada

Com crianças e animais a correr pela casa, ou simplesmente num dia a dia agitado, nem sempre é fácil manter tudo organizado. A não ser que sigas estas dicas.

Podemos chamar um profissional, a mãe, o pai ou até arrastar o cônjuge para as tarefas domésticas para deixar tudo arrumado, mas num ápice a desarrumação regressa. Mais do que arrumar, é essencial estabelecer regras para que a organização seja mais constante.

As dicas que se seguem devem ser seguidas à medida de cada um, de forma equilibrada. Tal como faz atualmente a própria guru da organização, Marie Kondo, que sempre pensa na forma mais prazerosa de viver e conviver em casa.  

1. Organiza o que tens de acordo com a frequência de uso 

O primeiro passo quando se quer manter a casa sempre organizada, é fazer um inventário. Depois disso é que surge o verdadeiro desafio: decidir o que vai, o que fica e como organizar o que é para guardar.  

O ideal será dispor, em caixas ou prateleiras, os itens de acordo com a frequência de uso. Isto é: deixar à vista e de fácil acesso o que é usado diariamente; já o que se usa de vez em quando é deixar acessível através de um banco; e o que só se usa uma vez por ano (por exemplo, a árvore de Natal) ao alcance de um escadote. Dicas que o decorador de interiores Christopher Lowell concedeu ao Woman's Day.  

2. Espalhar ganchos pela casa 

Atrás de uma porta, no canto de uma parede, no azulejo da casa de banho, no interior da porta dos armários da cozinha. Ter ganchos espalhados pela casa, preferencialmente, de forma discreta, é uma boa forma de organização. Assim, em vez de um casaco ficar em cima do sofá quando chegamos a casa, basta criar o hábito de deixá-lo no gancho. O mesmo acontece com os panos da cozinha que, pendurados em ganchos, mantém-se no seu lugar. 

3. Dois minutos para arrumar 

Se é preciso arrumar ou concertar algo e podemos fazê-lo em dois minutos, não há desculpa para não o fazer de imediato. É uma forma de não deixar para depois o que se pode fazer agora e também de não contribuir para a desarrumação.  

4. Tarefas exigentes? Fá-las em 15 minutos 

Enquanto no ponto anterior falávamos de, por exemplo, dobrar uma camisola no espaço de dois minutos, agora dedicamo-nos a falar sobre tarefas que podem ser feitas em 15 minutos, como fazer a cama e arrumar o quarto ou fazer a lista de compras da semana.

A dica é de Marta, responsável pelo projeto Organização e Companhia, que defende que há tempo para as tarefas domésticas, desde que devidamente planeadas.  

 

5. Regra dos 365 dias 

Se pelo menos há um ano não dás uso a uma peça de roupa ou utensílio de cozinha, está na altura de saírem de casa. 365 dias é o tempo necessário para percebermos se precisamos de um objeto ou não, ficando assim mais fácil praticar o desapego, até mesmo de peças com algum valor sentimental que possam estar a mais.

Nécessaire

Ninguém nasce ensinado a ser feliz. É possível aprendê-lo?

Depois de a Finlândia anunciar a Masterclass of Happiness, perguntamo-nos o que é isto de aprender a ser feliz? E a resposta é dada pelos finlandeses.

Design e Artes