Reprodução 'A Rapariga no Comboio'
Design e Artes

Comboio pode superar velocidade do avião mais rápido do mundo

O protótipo do T-Flight, um comboio de levitação mecânica, superou os 600 km/h e poderá, numa fase mais avançada de testes, ultrapassar os 1000 km/h.

O protótipo de um comboio T-Flight desenvolvido pela China Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC) terá atingido mais de 623 km/h em outubro passado, batendo o atual recorde de velocidade alcançada num comboio de levitação magnética.

De acordo com o South China Morning Post, a informação da velocidade registada permanece “classificada”, mas a CASIC revelou que conseguiu alcançar “avanços significativos” com o último teste.

Esta foi a primeira vez que o maglev (comboio de levitação mecânica) conseguiu uma levitação estável enquanto viajava num tubo de baixo vácuo, utilizando a linha de ensaio à escala real de dois quilómetros que foi concluída em novembro. 

A empresa construiu uma secção de tubo de baixo vácuo com cerca de dois quilómetros num local de testes na província chinesa de Shanxi, escreve a Yahoo! Finance.

A CASIC realizou vários testes nos últimos meses, mas esta é a primeira vez que o seu comboio T-Flight bate um recorde. O comboio terá superado a velocidade máxima registada no maglev (603 km/h), estabelecida pelo comboio japonês da série L0.

Na segunda fase de testes, a via será alargada em 60 quilómetros para que o T-Flight possa atingir velocidades ainda mais elevadas. Espera-se que o comboio atinja os 1000 km/h o que tornaria possível realizar a viagem entre Shenzhen e Xangai em pouco mais de uma hora.

Atualmente, o avião mais rápido do mundo, o Boeing 747, atinge uma velocidade máxima de 1049 km/h. Caso se confirme a possibilidade de atingir velocidades superiores às já registadas, o comboio magnético tornar-se-á o meio de transporte mais rápido do mundo.

Coolhunting

Jeans da Zara quase esgotados em Espanha estão mais baratos por cá

Não sabemos quanto tempo te resta para agarrar os jeans da Zara, mas sabemos onde encontrar mais barato.

Design e Artes