O protótipo de um comboio T-Flight desenvolvido pela China Aerospace Science and Industry Corporation (CASIC) terá atingido mais de 623 km/h em outubro passado, batendo o atual recorde de velocidade alcançada num comboio de levitação magnética.
De acordo com o South China Morning Post, a informação da velocidade registada permanece “classificada”, mas a CASIC revelou que conseguiu alcançar “avanços significativos” com o último teste.
Esta foi a primeira vez que o maglev (comboio de levitação mecânica) conseguiu uma levitação estável enquanto viajava num tubo de baixo vácuo, utilizando a linha de ensaio à escala real de dois quilómetros que foi concluída em novembro.
A empresa construiu uma secção de tubo de baixo vácuo com cerca de dois quilómetros num local de testes na província chinesa de Shanxi, escreve a Yahoo! Finance.
A CASIC realizou vários testes nos últimos meses, mas esta é a primeira vez que o seu comboio T-Flight bate um recorde. O comboio terá superado a velocidade máxima registada no maglev (603 km/h), estabelecida pelo comboio japonês da série L0.
Na segunda fase de testes, a via será alargada em 60 quilómetros para que o T-Flight possa atingir velocidades ainda mais elevadas. Espera-se que o comboio atinja os 1000 km/h o que tornaria possível realizar a viagem entre Shenzhen e Xangai em pouco mais de uma hora.
Atualmente, o avião mais rápido do mundo, o Boeing 747, atinge uma velocidade máxima de 1049 km/h. Caso se confirme a possibilidade de atingir velocidades superiores às já registadas, o comboio magnético tornar-se-á o meio de transporte mais rápido do mundo.