Romeu e Julieta | Fotografia: IMDb
Design e Artes

A maior história de amor escondia uma mensagem secreta

Parece que ainda há por desvendar alguns pormenores na história de 'Romeu e Julieta' levada para o cinema em 1996. Olha atentamente para o guarda-roupa.

O amor é tão cego que, uma vez perdidos na trágica história de amor de Romeu e Julieta, mal reparávamos em alguns detalhes do filme que chegou ao cinema em 1996.

O guarda-roupa para a adaptação cinematográfica da tragédia de Shakespeare foi concebido pela figurinista Kym Barrett, também responsável pela roupa dos filmes Matrix, Aquaman e Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Tudo foi feito de forma a ser o mais fiel possível à peça original, mas também de modo a ajudar os jovens atores, Leonardo DiCaprio (Romeu) e Claire Danes (Julieta), a interpretarem e a apaixonarem-se pelas personagens.

Como tal, há um pormenor no vestido de Julieta que serve de mensagem à atriz, passando, até agora, prepositadamente despercebido a todos.

“No vestido de Julieta, bordei em branco uma frase do guião. Romeu diz: ‘Oh, fala novamente, anjo brilhante’, e foi por isso que a vesti como um anjo e a razão pela qual bordei com letras brancas no vestido as falas dessa cena”, explica a figurinista numa entrevista ao Nylon, certa de que nenhum espectador iria reparar.

Julieta em "Romeu e Julieta" vestida de anjo

 

“Tentei fazer coisas que os atores conseguissem ver ou ter para eles", continua.

A mensagem secreta na roupa de Julieta parece ser o único pormenor que nos passou ao lado, mas há um outro na roupa de Romeu Montéquio que pode surpreender.

Enquanto nas camisas de estilo havaiano usadas pelos membros da família Montéquio havia referências a Verona Beach (cidade fictícia onde decorre a ação da trama), no caso do Romeu, as ilustrações pintadas à mão por Kym Barrett tinham um significado adicional. 

Uma delas era um coração em chamas (símbolo recorrente no filme) e outra lírios, que representavam o final trágico deste amor proibido.  

Quem diria que passados vários anos viríamos a descobrir quão cegos estávamos por esta história de amor.

Coolhunting

Nova tendência: a redenção dos sapatos que não são só para os betos

Já lá vai o tempo em que estes sapatos eram associados aos betos. Aliás, as celebridades também os usaram e com esta novidade vão querer voltar.

Design e Artes