Rei Carlos III | Fotografia: Tim Graham Photo Library via Getty Images
Coolhunting

Nova tendência: a redenção dos sapatos que não são só para os betos

Já lá vai o tempo em que estes sapatos eram associados aos betos. Aliás, as celebridades também os usaram e com esta novidade vão querer voltar.

Não precisas de ir ao fundo do mar para resgatar os clássicos sapatos de vela. Basta espreitares a nova coleção da Miu Miu, que traz a bom porto os sapatos que fizeram sucesso na década de 80, altura em que o rei Carlos III foi fã, e mais tarde na década de 2000, tendo sido usados por celebridades como Blake Lively e AnnaLynne McCord. 

Este sapato clássico ficará para sempre associado aos marinheiros, por ter sido criado precisamente pelo marinheiro Paul Sperry em 1935 quando "procurava uma solução para os sapatos com sola de couro que todos os marinheiros usavam no convés escorregadio dos navios", conta Karen Pitts, vice-presidente de marketing da Sperry Top-Sider , ao The Huffington Post.  

Dos marinheiros passaram a ser usados por outras camadas da sociedade, em particular por quem tinha barcos, funcionando como sinónimo de um certo status, que permaneceu durante anos, mudando apenas o facto de os sapatos de vela começarem a ser associados a uma classe à qual chamavam “betos”.  

Essa ideia fica no passado, até porque com a reintrodução do clássico modelo pela Miu Miu, tudo muda de figura. A marca das icónicas curtas minissaias e da roupa desgastada não é certamente só para "betos", por isso também não o são os novos sapatos de vela com camurça desbotada (€720) ou os sapatos de vela em couro branqueado (€720) da coleção primavera/verão 2024.  

"Betos" ou não, mostramos mais algumas opções na galeria de imagens para aderir à nova moda.  

Design e Artes

Amor canino e um famoso brunch: que novidade é esta?

Nicolau e Amélia são namorados e protagonizam uma história de amor e um negócio de sucesso. Agora está tudo em livro.

Coolhunting