Banco DOMSTEN, €29, Ikea
Design e Artes

Ikea: 80 anos de "design democrático" revisitado na nova coleção

Conversamos com Karin Gustavsson, creative leader da Ikea sobre a nova coleção Nytillverkad, que celebra os 80 anos da marca revisitando e redesenhando peças icónicas.

Para celebrar o 80.º aniversário, a marca de mobiliário sueca Ikea revisita e reinventa alguns dos seus produtos mais icónicos com a coleção Nytillverkad, composta por cerca de 80 produtos, cujos lançamentos ocorrem em quatro períodos ao longo dos próximos meses. A propósito do segundo lançamento da coleção, no início de outubro, conversamos com Karin Gustavsson, creativer leader da Ikeasobre esta coleção icónica, a  intemporalidade e a função do design e as mudanças por que a marca de mobiliário mais conhecida do mundo tem passado nos últimos anos.

Estes produtos dos anos 50 e 70 são intemporais, mas como é que o design consegue isso?

Para nós, estes produtos são os melhores exemplos de design democrático, capazes de resistir ao teste do tempo, pois combinam uma forma bonita, uma ótima função, sustentabilidade, um preço acessível e uma qualidade que dura muito tempo.

Com a gama Nytillverkad, abrimos a "arca do tesouro" da Ikea– o nosso arquivo de design – para trazer de volta alguns dos ícones de design. Ao selecioná-los, concentrámo-nos nos verdadeiros ícones que são grandes exemplos do design democrático da Ikea, apreciado por muitos clientes ao longo dos anos.

Alguns dos produtos vintage do arquivo foram recusados no processo de seleção: não cumpriam os requisitos atuais de qualidade ou sustentabilidade, ou não podiam ser produzidos de acordo com os padrões existentes na indústria. Os produtos ícones selecionados foram reimaginados, integrando a tecnologia e os materiais mais recentes. A coleção Nytillverkad combina designs clássicos com padrões modernos.

Como é que a Ikea se transformou ao longo dos últimos 80 anos?

Nos últimos 80 anos, tivemos o privilégio de fazer parte das casas e das vidas de muitas pessoas – um papel que queremos continuar a ter nos próximos 80 anos. Para nós, foram 80 anos de curiosidade sobre as necessidades e os sonhos das pessoas de terem uma casa melhor e o nosso empenhamento em criar uma vida melhor para as muitas pessoas.

Percorremos um longo caminho desde o início de um pequeno negócio de venda por correspondência nas profundezas de Småland, na Suécia, e até hoje tornámo-nos numa marca adorada com mais de 460 pontos de contacto Ikea em 62 mercados de todo o mundo, com a ajuda dos nossos 12 franchises diferentes.

Estamos verdadeiramente orgulhosos dos nossos 80 anos de inovações, soluções, produtos icónicos e acções como empresa, que em cada década moldaram o futuro da vida e o nosso compromisso com as pessoas, respondendo à realidade das suas necessidades, hábitos e desejos.

Pode descrever as principais características ou elementos de design que tornam a Nytillverkad singular em comparação a outras coleções anteriores da Ikea?

A singularidade da coleção Nytillverkad é que estamos a celebrar as credenciais de design intemporal da Ikea. A coleção revive produtos clássicos do nosso passado com um toque moderno. Os produtos foram actualizados com novas cores e materiais para refletir ideias, conhecimentos e possibilidades do presente.

Entre os exemplos mais reconhecidos dos dois primeiros lançamentos estão a mesa de centro LÖBBACKEN, uma versão reinventada da icónica mesa LÖVET; o bengaleiro BONDSKÄRET, uma nova versão arrojada do cabide SMED, originalmente concebido por Rutger Andersson; a poltrona SKÅLBODA, uma versão actualizada da cadeira JÄRPEN, concebida por Niels Gammelgaard. A coleção inclui também os padrões do designer têxtil sueco Sven Fristedt, que irradiam a estética arrojada e viva dos anos 80.

Que materiais foram utilizados na coleção Nytillverkad e como foram escolhidos para melhorar o seu design e funcionalidade gerais?

Alguns dos produtos da coleção Nytillverkad têm os mesmos materiais que tinham no passado, mas muitos produtos foram recriados em novos materiais, utilizando novas construções e/ou técnicas de produção para se adaptarem aos padrões atuais de qualidade, material e embalagem. Esforçámo-nos por criar um design e uma qualidade duradouros para garantir que muitas pessoas possam apreciá-los durante muitos anos.

Como é que a coleção Nytillverkad incorpora a sustentabilidade e os princípios ecológicos, em linha com o compromisso da Ikea para com a sustentabilidade?

Com Nytillverkad, abrimos a arca do tesouro da Ikea para trazer de volta os nossos ícones de design mais apreciados, para tornar o design duradouro novamente disponível para muitas pessoas. Embora os novos produtos se mantenham fiéis aos designs originais, são reinventados com o conhecimento e as possibilidades do presente. Os produtos foram actualizados com novas cores e materiais para refletir as tendências e ideias actuais. Um dos exemplos das melhorias são os tecidos pré-cortados KRYPKORNELL, LAGERMISPEL, SVEDJENÄVA. O material utilizado nos tecidos pré-cortados da Nytillverkad consiste em materiais 100% reciclados nos mercados europeus. Trata-se de uma mistura de algodão reciclado pré-consumo e poliéster reciclado pós-consumo (de garrafas PET).

Em que tipos de espaços ou estilos de design de interiores imagina a coleção Nytillverkad a funcionar particularmente bem?

A coleção Nytillverkad é uma coleção versátil que consiste em peças de destaque arrojadas que podem funcionar bem em diferentes estilos de design de interiores, como o moderno, o tradicional, o escandinavo, etc. A coleção tem um design simples e arrojado que se adapta perfeitamente a um espaço moderno. As peças de mobiliário da coleção Nytillverkad são também flexíveis e funcionais, o que as torna ideais tanto para espaços maiores como para apartamentos mais pequenos. Com o seu design intemporal e carácter prático, as peças da coleção Nytillverkad podem ser uma excelente adição a qualquer espaço.

O que espera que os clientes sintam ou experienciem quando incorporarem peças da coleção Nytillverkad nas suas casas?

Este lançamento incentiva a auto-expressão através das suas cores arrojadas e desenhos esculturais apelativos. É uma seleção perfeita de mobiliário e acessórios para todos os que querem fazer uma declaração ou apenas acrescentar toques subtis de vibração à sua casa. Queríamos que os produtos fossem autónomos, como esculturas que se destacam em qualquer divisão.

Existe algum mercado-alvo específico para o qual a coleção Nytillverkad tenha sido concebida?

Nytillverkad é uma coleção global e esperamos que muitos clientes da Ikea de vários mercados a apreciem. A coleção Nytillverkad destina-se tanto aos que sentem uma nostalgia pelos designs icónicos da Ikea como aos que estão a descobrir o encanto dos clássicos antigos e querem criar uma mistura colorida nas suas casas. Foi muito estimulante encontrar muitos jovens na revelação da Nytillverkad na Semana de Design de Milão e ver como estão entusiasmados com os novos produtos e, especialmente, com a paleta de cores arrojada da coleção.

Pode partilhar algumas histórias interessantes sobre o processo de desenvolvimento da coleção Nytillverkad que demonstrem o seu carácter único?

Uma das histórias interessantes está relacionada com o cabide BONDSKÄRET. À primeira vista, o BONDSKÄRET pode ser apenas o mesmo cabide que o seu antecessor SMED. O design é o mesmo, assim como as dimensões. Mas tem algumas reviravoltas e ajustes notáveis. Como as novas cores vibrantes em lilás e amarelo, para além do preto original. Ou o metal que se estende suavemente à volta das extremidades dos ganchos a partir da sua base, substituindo os anteriores componentes de plástico. Este último graças ao know-how e ao desenvolvimento tecnológico que permitem moldar o material para esse fim com facilidade atualmente.

Mas a mudança mais interessante está na base do cabide. É uma pequena, mas significativa, chave adicionada para bloquear as pernas num ângulo de 120 graus, o que contribui para uma melhoria de estabilidade muito apreciada.

Coolhunting

Com este vestido de malha da H&M não há como falhar um look

Um vestido de malha não tem de ser aborrecido e a H&M prova isso mesmo com uma peça que todas vão querer ter.

Design e Artes