Leonardo DiCaprio na gala "Better World Fund For Climate" em Cannes
Design e Artes

Leonardo DiCaprio foi premiado e nem teve de esperar pelos Óscares

Não é a famosa estatueta dourada, mas é um prémio inédito importante que reconhece a dedicação de Leonardo DiCaprio na proteção dos animais e do meio ambiente.

A PETA, organização de proteção dos animais e o maior grupo mundial de defesa dos direitos dos animais, atribuiu a Leonardo DiCaprio o prémio inédito "Best Foot Forward" pelo forte investimento do ator em prol do planeta e dos animais.

Grande parte dos investimentos do ator tem sido canalizada para startups especializadas em áreas tão díspares da economia como a alimentação, o calçado ou a produção de inovadores tipos de tecidos veganos. De todos, foi destacado o investimento de 4,5 milhões de dólares na empresa de calçado vegan Løci, que fabrica ténis a partir de bambu, garrafas de plástico recicladas e outros materiais sem origem animal.

"Ao investir no calçado vegan da Løci, no couro cultivado em laboratório e em várias startups centradas na produção de substitutos da carne, Leonardo DiCaprio está a ajudar a pôr em prática soluções inovadoras" que têm o potencial de contribuir para acabar com a "catástrofe climática", e "aliviar o sofrimento maciço dos animais", afirma Lisa Lage, vice-presidente da Peta, num comunicado divulgado pela organização.

A agricultura animal - que inclui a indústria do couro, uma parte importante das margens de lucro da carne e dos lacticínios - é responsável por quase um quinto de todas as emissões de gases com efeito de estufa induzidas pelo homem. Além disso, transformar a pele em couro requer enormes gastos de energia e a utilização de produtos químicos perigosos.

Mas há cada vez mais materiais sustentáveis obtidos a partir de matérias-primas como maçãs, cortiça, milho, uvas, cogumelos, papel, ananás, soja ou chá que podem ser uma alternativa e uma solução. É precisamente nestes materiais que se focam os investimentos feitos por DiCaprio, não só na Løci mas também noutras startups como a VitroLabs, e que contribuem para a diminuição da exploração animal e/ou devastação ambiental, explica a PETA.

Com este prémio, DiCaprio junta-se assim a uma lista de celebridades, como James Cromwell, Jordan Peele ou Jennifer Coolidge, que já foram reconhecidas pela sua bondade e empenho para com os animais e o ambiente.

Coolhunting

Meghan Markle em novo look: a tendência que domina o TikTok

Se é para voltar aos holofotes, que seja pelos melhores motivos. Meghan Markle surge agora num vídeo que nos leva a falar de moda, beleza e TikTok.

Design e Artes