Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Mercúrio Retrógado é uma ilusão: NASA desmistifica o fenómeno

Como culpar Mercúrio Retrógrado pelos nossos infortúnios, sabendo que afinal é tudo uma ilusão? É possível, mas é preciso acreditar.

Ainda que na história da humanidade haja registos de uma primeira observação na Babilónia de Mercúrio num movimento retrógrado que data do século VII A.C., este fenómeno é bem mais moderno. A astrologia e outras ciências não exatas acreditam que Mercúrio Retrógrado é responsável por alguma da pouca sorte que temos, principalmente e de uma forma geral, pela falta ou falha de comunicação. Relações que terminam porque o casal não se entendeu, uma discussão com um colega de trabalho ou uma falha na transmissão de uma massagem, tudo isto e mais é, nos dias que correm, muitas vezes atribuído ao movimento retrógrado deste planeta.

E estamos sob esta dita influência neste preciso momento, já que, de quatro em quatro meses, este fenómeno ocorre.  Nesta temporada, é até o próximo dia 14 de setembro que podemos usar mercúrio como desculpa dos nossos problemas. Mas antes que haja uma falha de comunicação, vamos entender o que diz a ciência.

NASA sobre Mercúrio Retrógrado

A NASA desmistifica o fenómeno não só por desacreditar a sua influência direta na vida terrestre, como explica que Mercúrio Retrógrado é uma ilusão. “O planeta não está a mover-se para trás na sua órbitra à volta do Sol. O movimento retrógrado é uma ilusão de ótica originada pelo facto de todos os planetas se moverem a velocidades diferentes entre si.”

“É como conduzir numa autoestrada com várias faixas de rodagem na mesma direção”, explica Carolyn Ernst, cientista planetária do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins e vice-presidente do Grupo de Avaliação da Exploração de Mercúrio da NASA, ao National Geographic.

“Se estivermos a passar por um carro noutra faixa que vai mais devagar, pode parecer que ele está a andar para trás comparativamente a nós, apesar de ir na mesma direção, e vice-versa. É o que acontece quando Mercúrio passa perto da Terra.

O aparente movimento retrógrado de Mercúrio é um fenómeno astronómico real, evidentemente, mas a sua influência em acontecimentos na Terra é amplamente refutada e sem evidências científicas. Ainda assim, podemos sempre acreditar em manifestações do Cosmo, até porque a ciência nem sempre teve resposta para tudo.

Evasão

Esta é a piscina natural que poucos conhecem e que tens de visitar

Portugal é um país de locais encantadores e esta pisicina natural com água cristalina merece uma visita.

Design e Artes