Portugal é um país com vários encantos e os seus palacetes e quintas seculares são alguns deles. Estes que te mostramos abaixo são dignos de nota devido ao seu estado de conservação e história. Além de contemplar a sua beleza através das fotografias, poderás adquirir um deles, uma vez que todos estão para venda.
Em Lisboa, um palacete localizado na Rua da Junqueira, entre a Cordoaria Nacional e o antigo Palácio dos Marqueses de Angeja exalta a Arte Nova do século XX. O imóvel, referenciado enquanto palacete num levantamento feito pela Câmara Municipal de Lisboa em 1991, conserva ainda muitas das características que o dotam de um estilo eclético: das fachadas adornadas com arcos decorativos às varandas em ferro forjado, e ainda a escadaria de madeira com guardas estilizadas e geométricas, estas últimas características do movimento Arte Nova da Escola de Glasgow.
A moradia que é retrato de outros tempos, com uma área bruta de construção de 507 m2 e um terreno de 268 m2, foi habitada até 2020. Atualmente a necessitar de obras, está à venda, com um projeto de reabilitação da autoria do arquiteto António da Costa Lima, incluído.
Já fora de Lisboa, em Sintra, encontramos outro palacete. Desta vez uma propriedade com 10 divisões, totalmente remodelada. Conhecida como Casa Italiana, por ter sido construída por um arquiteto italiano, tem frescos pintados por artistas italianos no seu interior e exterior. O Palacete fica localizado na Quinta do Saldanha, mandada construir no ano de 1830 pelo Marquês de Saldanha, neto do Marquês de Pombal.
A chegar à Nazaré, a viagem no tempo é ainda maior: a Quinta do Campo, datada do século XIII, é o único exemplar em Portugal da arquitetura medieval das quintas cistercienses, sendo que é o exemplar que está mais bem conservado em toda a Península Ibérica. Hoje, a Quinta do Campo é um espaço habitacional com uma componente agrícola muito forte. Inserida num lote de terreno com cerca de 64.000 m2, a quinta está dotada de uma casa principal com onze suites e nove quartos. Existem ainda oito apartamentos, um salão de conferências, uma adega, com celeiro por cima, e um amplo pátio central.
Mas há mais palacetes para venda em Portugal dignos de nota. A Quinta do Senhor da Serra, em Belas, no concelho de Sintra, dá guarida ao Paço Real de Belas. A origem do paço remonta ao século XIV, sendo que o mesmo foi confiscado a Diogo Lopes Pacheco pela sua ligação à morte de D. Inês de Castro e utilizado por D. Pedro I como sua residência. Alguns dos vestígios medievais, como as abóbadas manuelinas e as janelas renascentistas, permanecem até hoje. Deste imóvel fazem ainda parte a Capela do Senhor da Serra, o obelisco setecentista, e duas fontes, na sua maioria monumentos em estado de ruína.