Now and Then é o nome da aguardada música final dos Beatles, lançada esta quinta-feira em todo o mundo, com recurso a Inteligência Artificial.
A música final dos Beatles conta com a participação de todos os elementos do grupo, incluindo a de John Lennon. “Ali estava a voz do John, cristalina", disse Paul McCartney num comunicado citado pelo Guardian. “É bastante emocional. E todos nós tocamos nela, é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda estar a trabalhar em música dos Beatles e prestes a lançar uma nova canção que o público ainda não ouviu, acho que é uma coisa excitante”.
A música inédita foi escrita por John Lennon no final dos anos 1970, em Nova Iorque, e entregue numa cassete a Paul McCartney pela viúva de Lennon, Yoko Ono, juntamente com outras demos como Free as a Bird e Real Love.
Now and Then foi o único tema que não foi incluído no Anthology Project, um projecto multimédia que consistiu, em parte, em três álbuns lançados em 1996. A música foi posta de lado até que, com recurso a tecnologia de I.A utilizada no documentário de Peter Jackson sobre os Beatles, Get Back, disponível na Disney+ em Portugal, foi possível voltar a trabalhar nela.
Depois de poder ser ouvida na íntegra a partir de hoje, a 3 de novembro será lançada como duplo single incluíndo o single de estreia da banda Love Me Do, datado de 1962.