Palavras | Fotografia: Unsplash
Design e Artes

Estudo de Harvard revela palavra mágica que te torna mais influente

Utilizar uma determinada palavra pode aumentar a probabilidade de acederem aos teus pedidos ou de te terem mais em conta. Descobre o que diz um especialista.

A utilização de uma determinada palavra pode mudar a opinião de alguém. Pelo menos é o que defende Jonah Berger, professor de marketing na Universidade da Pensilvânia, que desenvolveu uma lista de palavras mágicas que podem melhorar a forma como comunicas. 

De acordo com o especialista, a utilização da palavra “because” (“porque”, numa tradução livre para português) pode convencer mais facilmente alguém a fazer algo. Berger evoca um estudo da Universidade de Harvard em que investigadores se sentaram numa biblioteca universitária e esperavam que a fotocopiadora fosse usado. No momento em que alguém a utilizava, aproximavam-se e pediam para utilizar o aparelho. 

Os pedidos para utilizar a máquina eram feitos com recurso a três frases. “Posso usar a fotocopiadora?”, “Posso usar a fotocopiadora porque tenho de fazer cópias?” ou Posso usar a fotocopiadora porque estou com pressa?” foram as formulações utilizadas, concluindo-se que os pedidos que recorreram à palavra “porque” aumentaram em 50% a probabilidade de as pessoas que estavam a utilizar a fotocopiadora interromperem o que estavam a fazer para aceder ao pedido. 

Mesmo a segunda frase, que poderia ser interpretada como "Posso passar à sua frente para fazer exatamente a mesma coisa que está a fazer?" - era eficaz, porque indicava que o estranho que pedia o favor estava, pelo menos, a ser atencioso, sugeriu o estudo, citado pela CNBC.

Mas existem outras palavras consideradas mágicas. Proferir ou escrever a palavra “recomendar” em vez de “gostar” tem um efeito semelhante,  aumentando em um terço as a probabilidade de a tua sugestão ser tida em conta, escreveu Berger no seu livro Magic Words, publicado em 2023. O mesmo acontece quando se troca verbos por nomes, isto é, “as pessoas têm até mais 30% de probabilidades de satisfazer os teus pedidos quando se pergunta por ajudantes em vez de ajuda ou por eleitores em vez de votos”, pode ler-se no mesmo artigo. 

Coolhunting

Será que estas caras TVI viram o look de Zendaya?

Podem exisir duas hipóteses para alguns dos rostos da TVI terem escolhido looks metalizados para a gala que celebra os 31 anos. Até porque nos fizeram pensar em Zendaya.

Design e Artes