Reprodução do filme 'Hop'
Design e Artes

Porquê ovos e coelhos na Páscoa? Desvendamos o mistério

São várias as teorias sobre a simbologia do coelho da Páscoa. Afinal, qual a sua origem e porque é um coelho a trazer os ovos de chocolate?

Se ainda tens dúvidas porque celebramos a Páscoa, fica a saber que esta é uma festa religiosa cristã em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua crucificação e morte. É vista como um momento de renovação, de reunião familiar e é marcada por vários simbolismos e tradições.

Durante a Páscoa, é comum a troca de ovos de chocolate, bem como a caça aos ovos, sempre com a presença do coelho da Páscoa. Mas o que muitos não conhecem é a sua ligação a uma festa cristã. Afinal, qual a origem?

Existem várias teorias sobre a origem do coelho da Páscoa, nomeadamente a que defende a sua origem pagã, enquanto outras remontam mesmo à Idade Média e à sua ligação ao Cristianismo. O coelho, conhecido pela sua rápida reprodução, tornou-se um símbolo associado à Páscoa em várias culturas pelas suas características de fertilidade e renovação.

A tradição de associar o coelho aos ovos de Páscoa foi levada da Alemanha para os Estados Unidos, por volta do século XVIII, acabando por se tornar um dos grandes símbolos da Páscoa moderna.

Em Portugal, algumas das tradições de Páscoa incluem a troca de amêndoas e chocolates, bem como a preparação de pratos típicos, como o folar (um pão doce), o borrego assado e o bacalhau.

 

ViceVersa

Café ou bullet coffee? Afinal, nutricionista diz que não há benefícios

A nutricionista Ana Ni Ribeiro explica o que é o bulletproof coffee, para que serve e porque não o deves consumir.

Design e Artes