Café | Fotografia: Pexels
ViceVersa

Café ou bullet coffee? Afinal, nutricionista diz que não há benefícios

A nutricionista Ana Ni Ribeiro explica o que é o bulletproof coffee, para que serve e porque não o deves consumir.

O bulletproof coffee é uma bebida feita à base de café, manteiga e óleo de coco que se tornou famosa pelos possíveis benefícios para a saúde, nomeadamente por melhorar o foco e a concentração, o desempenho físico e por ajudar a emagrecer. Mas será que é mesmo assim?

A nutricionista Ana Ni Ribeiro ajuda a desmontar esta ideia e explica porque deves desconfiar destes supostos benefícios. “Os defensores dos benefícios do bulletproof coffee alegam que esta bebida acelera o metabolismo e aumenta a queima de gordura, favorecendo a perda de peso, mas não existe evidência científica que comprove estas alegações”, explica.

“Também prometem foco, energia, saciedade e melhoria do desempenho físico. De facto, a cafeína é uma substância efetiva na redução da fadiga mental, desde que bem utilizada, e tem impacto no desempenho físico e concentração. Mas não é necessário adicionar gordura no café para ter esses efeitos”. Isto porque “cada grama de gordura tem 9 calorias, então, dependendo da quantidade de óleo de coco e manteiga, o café vai ficando mais e mais calórico”.

Quanto à energia e saciedade, “visto serem altamente calóricos, os bulletproof coffee realmente dão energia, mas também se podia ir buscar essa energia a alimentos variados, e não apenas gordura”.

Óleo de coco e TCM

O bulletproof coffee tem na sua composição óleo de coco, mas será que é benéfico para a saúde? “O óleo de coco é exótico e instagramável, mas dizer que é a gordura mais saudável é perpetuar um mito”, defende Ana Ni Ribeiro. “A fama desta bebida – e em particular do óleo de coco - surge da extrapolação de resultados de estudos sobre os ácidos gordos de cadeia média, os chamados Triglicerídeos de Cadeia Média (TCM)", explica.

“Mas uma coisa são esses ácidos gordos isolados, outra coisa é o óleo de coco, que só tem 13% desses ácidos gordos. Ou seja, as vantagens desses ácidos gordos concentrados não vão estar presentes no óleo de coco, porque a quantidade é pouca e porque existem outros constituintes. Não precisamos demonizar o óleo de coco, mas não é, de todo, a melhor gordura do mundo”.

Ou seja, “não existe evidência de que o óleo de coco ou os TCM aumentem a taxa de metabolismo basal, nem a oxidação de gordura, nem a própria termogénese”, garante Ana Ni Ribeiro.

Quanto aos estudos sobre os Triglicerídeos de Cadeia Média, “há ligeiros benefícios apresentados em alguns estudos, mas que não são clinicamente relevantes do ponto de vista destes resultados, e os produtos processados vendidos como bulletproof coffee não têm as doses utilizadas nestes trabalhos, ou seja, não se pode esperar deles os mesmos efeitos reportados nos estudos”.

Então e as alegações que ajudam a reduzir o apetite? “Os ácidos gordos de cadeia média são efetivamente interessantes para ajudar a aumentar o gasto calórico e a reduzir o apetite, mas a sua presença no óleo de coco não tem força suficiente para surtir estes efeitos. Ou seja, não há estudos conclusivos para suportar todos os benefícios apontados ao bulletproof coffee”, nota Ana Ni Ribeiro, “nem evidência científica robusta que prove os alegados benefícios do bulletproof coffee divulgados nas redes sociais quanto à queima de gordura e aceleração do metabolismo”.

Diferenças entre um café e um bulletproof coffee

Ana Ni Ribeiro faz a comparação: “um café normal terá cerca de 0 kcal, enquanto o bulletproof coffee terá cerca de 150 a 270 kcal. Além de que o café normal é barato e o bulletproof coffee é bem mais caro”.

A verdade é que, ao optares pelo bulletproof coffee, podes vir a ter resultados contrários aos que estavas à espera. “Dependendo das quantidades, adicionar óleo de coco e manteiga ao café poderá representar um acréscimo bastante elevado no número de calorias e, portanto, na ingestão energética ao longo do dia, o que poderá comprometer um processo de perda de peso e de massa gorda”, alerta a nutricionista.

E se o seu consumo ocasional não tem problemas, o mesmo não se pode dizer de um consumo regular, ao longo do tempo. “Uma vez que é um produto rico em gorduras saturadas - o óleo de coco tem um total de 85% de gordura saturada - poderá aumentar o colesterol”, sublinha Ana Ni Ribeiro.

Coolhunting

Marca portuguesa já consquistou Kika Cerqueira Gomes com estas peças

Dos acessórios à nova coleção com roupa de praia, mais do que uma peça desta marca portuguesa já faz parte dos favoritos de Kika Cerqueira Gomes. Revelamos quais.

ViceVersa