Fotografia: Pixabay
ViceVersa

Nutricionista revela 5 alimentos que nunca deves cozinhar na air fryer

A nutricionista Ana Ni Ribeiro explica porque nunca deves cozinhar estes cinco alimentos na fritadeira de ar quente.

As fritadeiras de ar quente, air fryers em inglês, são uma das principais tendências na cozinha e estamos rendidos à rapidez com que cozinham os alimentos. O segredo está na exposição dos alimentos a um ar muito quente, que substitui o óleo ou o azeite que normalmente usamos para fritar.

Mas sabia que nem todos os alimentos podem ser cozinhados na air fryer? A nutricionista Ana Ni Ribeiro revela quais os 5 ingredientes que nunca se deve colocar na fritadeira de ar quente e explica porquê.

Pipocas

Se estás a planear uma maratona de Netflix e queres fazer pipocas, opta pelo método tradicional. Isto porque “a maioria das fritadeiras a ar quente não atingem temperaturas suficientemente altas para estourar os grãos de milho”.

Massa

Para preparar um bom prato de massa, as air fryer não são a melhor opção porque “para que a massa fique bem cozinhada é preciso água a ferver, algo que não é possível na air fryer”.

Arroz

O truque para o arroz sair sempre perfeito envolve uma medida de arroz para duas de água, mas “a air fryer não é o melhor aparelho para ferver ou cozinhar a vapor”, revela Ana Ni Ribeiro. “Como tal, e como acontece com a massa, não deve ser usada para cozinhar arroz”.

Vegetais de folha verde

Alface, couve e espinafres, por exemplo, não devem ser colocados na air fryer pois “podem ficar secos. Por outro lado, por serem muito leves, podem danificar o aparelho”.

Molhos

A air fryer pode dar uma grande ajuda, mas não para fazer molhos. “À medida que o ar quente circula, pode fazer com que os líquidos quentes saltem, o que não só suja o aparelho, como é perigoso, pois pode danificá-lo”, explica a nutricionista.

Ana Ni Ribeiro lembra ainda a importância de ler o manual do aparelho, já que “nem sempre o que pode funcionar num aparelho, funciona com outro, especialmente no caso de marcas diferentes”.

Gourmet

Este vinho foi considerado o melhor da região do Tejo

O Reserva das Pedras Tinta Miúda foi distinguido como Best of Show, no concurso Mundus Vini Spring Tasting 2024.

ViceVersa