Reprodução do filme "As serviçais"
Gourmet

Sabes como usar uma Air Fryer? Há vantagens e desvantagens

A Air Fryer tornou-se uma das maiores tendências de cozinha em 2023 e o eletrodoméstico mais procurado nos últimos tempos. Sabes tudo o que podes fazer com ela?

A popularidade da fritadeira sem óleo, ou air fryer, cresce a cada dia pela sua praticidade, rapidez com que os alimentos ficam prontos e baixo consumo de energia. Mas, afinal, para que serve e como se escolhe a melhor? Respondemos a todas as dúvidas:

Quais as vantagens e desvantagens de uma Air Fryer?

Uma fritadeira a óleo obtém melhores resultados de fritura, mas as air fryers consomem menos energia, são mais fáceis de limpar e adicionam menos calorias aos alimentos. Além disso, causam menos odores e não são exclusivas para fritos, podendo ser usadas como um pequeno forno. Por outro lado, fritam a altas temperaturas, o que potencia a formação de acrilamida, uma substância que se diz ser potencialmente cancerígena. Os fritos ficam menos crocantes e o aparelho pode não ter volume suficiente para cozinhar para toda a família.

Qual o tamanho ideal de uma Air Fryer?

As air fryers têm tamanhos diferentes e a escolha varia de acordo com a quantidade de pessoas a servir. A air fryer de 3 litros, por exemplo, prepara refeições para 3 ou 4 pessoas e costuma ser a opção mais barata, enquanto que a de 4 litros é indicada para até 5 pessoas. Já a air fryer de 5 litros é ideal para famílias mais numerosas, a partir de 5 ou 6 pessoas, ou para quem cozinha para muita gente.

O que cozinhar na Air Fryer?

Se queres ter uma air fryer para fritar batatas, dificilmente ficarás satisfeito com a compra, isto porque a batata sai menos crocante. Mas é mais saudável? Sim, sem dúvida, porque não leva óleo. No entanto, este eletrodoméstico que funciona como um pequeno forno, permite confecionar vários pratos, e não apenas fritos, tais como peixe, carne, legumes, alheira ou enchidos, pão de queijo, lasanha, pizza e outros gratinados, bolos e iguarias de Natal, ovos cozidos… Na realidade, há tantas possibilidades que o melhor é saber o que não deves fazer, como desidratar alimentos ou confecionar folhas de couve ou espinafres e até milho de pipoca que, por serem leves e pequenos, têm a possibilidade de saltar e atingir a parte elétrica por causa da circulação de ar em alta velocidade.

Que recipientes usar na Air Fryer?

Quase todos os pratos ou moldes que possam ser levados ao forno podem ser utilizados neste eletrodoméstico, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone. Algumas air fryers trazem copos ou moldes de silicone ou de papel para cozinhares cupcakes, muffins ou pequenos gratinados. Não se recomenda o uso de papel alumínio e papel vegetal, pois podem obstruir as aberturas de ventilação da fritadeira e levar a um superaquecimento, danificando o aparelho.

Como cozinhar Air Fryer?

Antes de comprares uma air fryer, deves saber como se usa e para que serve para perceberes se é o eletrodoméstico que faltava na tua cozinha. Uma vez comprada, a sua utilização é bastante simples: deve-se pré-aquecer como um forno comum, definir o tempo de confeção e temperatura ideal, colocar o alimento respeitando a capacidade do cesto, mexer de vez em quando para garantir que não queima ou cola e esperar que termine. É importante verificar sempre o manual de instruções, porque cada alimento tem um tempo de preparação e temperatura mais indicados.

Como lavar a Air Fryer?

Este pequeno eletrodoméstico é fácil de limpar. Primeiro, deve estar desligado da corrente e depois basta retirar a gaveta e limpar a cesta interna no lava loiça ou na máquina de lavar. Se estiver muito suja, pode-se ainda deitar um pouco de água e detergente na gaveta onde se colocam os alimentos e aquecer a air fryer durante cinco minutos. Depois de fria, é só limpar com uma esponja, enxaguar e secar. Mesmo que aparentemente não esteja muito suja, é importante lavar a air fryer sempre que ela for usada.

Design e Artes

Rock in Rio Lisboa: Camila Cabello vem a Portugal mas há mais nomes

Além de Camila Cabello, Luísa Sonza e Pedro Sampaio são os outros artistas confirmados para o dia 23 de junho. Este ano, o Rock in Rio decorre no Parque Tejo Lisboa.

Gourmet