Máquina de café | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Cafeína pode influenciar gordura e risco de diabetes, defende estudo

O consumo de café pode estar relacionado com gordura corporal e risco de desenvolver diabetes, revela estudo.

A concentração de cafeína no sangue pode influenciar a nossa gordura corporal, um dos principais fatores para desenvolver diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Estas conclusões resultam de um estudo realizado em 2023 que utilizou marcadores genéticos para estabelecer uma ligação mais definitiva entre os níveis de cafeína, o IMC (Índice de Massa Corporal) e o risco de diabetes de tipo 2. A equipa de investigação, composta por cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, da Universidade de Bristol e do Imperial College London, no Reino Unido, teoriza sobre a possibilidade de bebidas com cafeína sem calorias serem exploradas como um método potencial para ajudar a reduzir os níveis de gordura corporal.

As concentrações de cafeína plasmática mais elevadas previstas geneticamente foram associadas a um menor IMC e à massa gorda de todo o corpo”, lê-se no estudo publicado no British Medical Journal. O estudo analisou dados de 10.000 participantes, recolhidos em bases de dados genéticas existentes. Os participantes que tem variações que afetam os genes, especificamente o CYP1A2 e o seu gene regulador AHR, tendem a metabolizar a cafeína mais devagar , permitindo que esta permaneça na corrente sanguínea durante um período prolongado. E também consomem menos cafeína normalmente.

Os investigadores estabeleceram relações causais prováveis entre a presença destas variações, doenças como a diabetes, massa corporal e fatores de estilo de vida. Embora tenha sido encontrada uma ligação significativa entre os níveis de cafeína, o IMC e o risco de diabetes tipo 2, não foi observada qualquer relação entre a quantidade de cafeína no sangue e as doenças cardiovasculares, incluindo fibrilhação auricular, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

Estudos anteriores apontam para  queum aumento moderado do consumo de cafeína promove uma melhor saúde cardíaca e um IMC mais baixo. Esta nova investigação fornece informações adicionais sobre os efeitos do café no organismo. No entanto, é fundamental ter em conta que os efeitos da cafeína no organismo não são iguais para todos, pelo que é necessário ter cuidado ao avaliar os seus benefícios. 

Os investigadores sublinharam a necessidade de mais estudos para confirmar a causa e o efeito deste fenómeno.

Evasão

Hyatt Regency Lisboa: o luxo de acordar com vista para o Tejo

Há muito que esperávamos por um Hyatt em Portugal e o primeiro hotel desta que é uma das maiores cadeias mundiais inspira-se na nossa história e na identidade de Lisboa.

Nécessaire