Numa era em que os serviços de streaming dominam a maior parte do conteúdo de entretenimento consumido nos lares mundiais, 2023 será, novamente, um ano em que o número de conteúdos originais lançados pelas várias plataformas diminui desde que o streaming se massificou. Pelo menos é isso que nos diz a revista Variety, que analisou o volume de lançamento de conteúdos originais dos maiores intervenientes no setor e detetou uma tendência decrescente na produção de conteúdos originais dos grandes nomes do setor – devido à conjuntura económica vivida mundialmente e à chegada ao mercado de novos serviços de streaming.
Se em 2021 os maiores serviços de streaming lançaram um total de 1.422 produções originais – com a Netflix a ser responsável por 597 títulos –, em 2022 o cenário foi diferente. A produção em nome próprio diminui para 1.303 conteúdos, com a Netflix a aumentar a fasquia (631 conteúdos originais).
Para 2023, refere o mesmo artigo da revista norte-americana, apesar da tendência de diminuição de conteúdo original que já se faz sentir, o próximo ano será rico em “novos títulos e regressos [de temporadas] ao streaming, ainda que o número seja inferior ao de anos transatos”. Estes são, então, alguns das séries e filmes mais aguardados nos serviços de streaming em 2023.
Queen Charlotte: A Bridgerton Story, Netflix (sem data de estreia)
Extraction 2, Netflix (sem data de estreia)
The Mandalorian, T3, Disney+ (1 de março de 2023)
The Last of Us, HBO Max (15 de janeiro de 2023)
Sucession, T4, HBO Max (primavera de 2023)