W Algarve
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Há um novo tipo de luxo para descobrir no Algarve e começa por W

A Versa foi conhecer o primeiro hotel com a insígnia W em Portugal, cuja filosofia é “Whatever, Whenever”.

Assim que chegamos ao portão do W Algarve, junto à Praia da Galé em Albufeira, percebemos que não estamos a entrar numa unidade hoteleira qualquer. A funcionar há precisamente um ano, desde 1 de junho de 2022, recebe os clientes com vários sorrisos de colaboradores energéticos e muito prestáveis, e uma onda gigante que envolve a marca que nunca mais iremos esquecer.

No hall de entrada, uma enorme parece forrada a pratos Vista Alegre, mais precisamente 613 para quem tem curiosidade, encaminha-nos para uma receção simples, dinâmica e multicultural onde somos atendidos por uma simpática sueca e brindados com um copo de prosecco. É aí que percebemos o enorme melting pot que é este hotel, onde trabalham pessoas de dezenas de nacionalidades, todas elas muito bem vestidas pelo conhecido estilista Gio Rodrigues.

Um pouco mais afastado da receção, encontramos o balcão “Whatever, Whenever” onde é possível pedir, literalmente tudo ao staff do hotel. A única condição é que seja ético e legal. A partir daí, qualquer pedido pode ser feito, até mesmo por telefone, a partir do quarto.

Ao percorremos os recantos da propriedade, vemo-nos envolvidos num ambiente diferente de qualquer outra unidade hoteleira onde já tenhamos estado, porque nada é deixado ao acaso. Está repleto de recantos inspirados no Algarve, como as instalações que remetem para a Gruta de Benagil ou as peças de design que fazem lembrar tradições piscatórias, em espaços aleatórios onde tudo pode acontecer, desde uma festa semiprivada, a um encontro de amigos ou a uma reunião de negócios.

Mas é nos corredores que dão para os quartos que surge uma das maiores surpresas. Entre paredes que fazem lembrar as pedras de casas alentejanas e outras tais que quase parecem escamas, surgem as portas de cada uma das 134 espaçosas habitações, todas elas de cores diferentes. Quando o sol bate de manhã, quase é possível ver um arco íris em cada um dos 4 pisos que compõem o hotel. Brilhante.

Lá dentro, encontramos quartos ultra espaçosos, com uma sardinha a fazer de travesseiro, mobiliário de design personalizado e escolhido pela AB Concept, uma casa de design de interiores internacional premiada. Quem estiver disposto a passar uns dias ainda com mais luxo e privacidade, pode escolher uma suite com piscina exclusiva.

Do outro lado da gigantesca piscina ficam as 83 residências, as primeiras W da Europa, a pensar em famílias ou grupos. E talvez aqui seja a zona mais indicada para crianças, dado que o resto do hotel apresenta uma vibe mais adulta (embora não seja um hotel adult only).

Fora do quarto, existe um ginásio que funciona 24 horas e que qualquer pessoa pode utilizar, seja ou não cliente. O W Algarve abre as portas deste serviços, bem como da zona de relaxamento, a qualquer pessoa, mediante o pagamento de uma mensalidade. Os tratamentos de assinatura do AWAY Spa também são abertos a todos, mesmo os que não estão hospedados.

Na hora de escolher onde comer, há duas opções. O descontraído Market Kitchen, que pretende recriar o ambiente vivo dos mercados tradicionais voltado para a utilização de produtos frescos e locais, combinando os sabores portugueses com influências da cozinha do Sul da Europa, agora com uma nova carta, e o Paper Moon, dedicado à cozinha italiana.

Antes da refeição, é possível visitar o Sea Sky, num terraço com vistas panorâmicas sobre a costa algarvia, beber um cocktail no W Lounge, com decoração de inspiração árabe, desfrutar uma salada no Wet Deck, ou passear no AIR, um espaço ao ar livre com vista para o mar onde se vão realizar festas exclusivas. Para quem gosta de praia, basta uma breve caminhada por um caminho exclusivo para se chegar à famosa Praia do Evaristo.

Este verão vai ser inaugurado o Vino by Paper Moon, onde o sommelier do W, Miguel Martins, irá proporcionar viagens pelas melhores regiões vínicas do país, sem esquecer os principais vinhos estrangeiros.

No final da estadia saímos com a certeza de que queremos voltar ao hotel que nos fez experimentar um novo tipo de luxo, descontraído e cool, mas elegante e ultra exclusivo onde nunca nos faltará nada, “whatever, whenever”.

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