Porto, Portugal | Fotografia: Getty Images
Evasão

Cidade portuguesa é a quarta melhor do mundo para viver com saúde

Relatório do site Healthnews posiciona o Porto como a quarta melhor cidade do mundo para viver para quem procura um estilo de vida saudável.

Um novo relatório posiciona o Porto como uma das melhores cidades do mundo para quem procura um estilo de vida saudável. Elaborado pela Healthnews, um site que se dedica à divulgação de informação sobra a área da saúde, a cidade do norte de Portugal figura em quarto lugar no ranking, apenas atrás de Amesterdão, Bruxelas e Boston.

Para determinar quais as cidades mais saudáveis para se viver, investigadores avaliaram 40 cidades pelo mundo com base em dez métricas, que incluíam níveis de felicidade, níveis de felicidade, atividade física média, horas de sol, qualidade do ar, semana de trabalho média e o custo das inscrições em ginásios, entre outros. Atribuíram pontuações ponderadas a cada métrica e combinaram-nas para atribuir a cada cidade uma pontuação total de 100. Esta pontuação total ajudou a classificar as cidades, identificando as melhores para uma vida saudável.

“O vibrante Porto também possui qualidades que o tornam uma escolha de topo para uma vida saudável. A sua localização costeira garante muitas oportunidades para actividades ao ar livre, desde passeios ao longo do rio Douro a caminhadas em parques naturais próximos. A cidade oferece uma dieta rica em marisco fresco, legumes e azeite, contribuindo para reduzir as taxas de doenças cardíacas e promover o bem-estar geral”, lê-se no relatório Best Cities in the World to Live for Your Health.

Para os investigadores, o Porto beneficia ainda de “um clima moderado com 2468 horas de sol por ano, incentivando o exercício ao ar livre durante todo o ano, com uma média de 5,9 horas por semana. Tem um custo de vida mais baixo em comparação com outras cidades, tornando as opções de alimentação saudável e as instalações desportivas mais acessíveis. A inscrição mensal no ginásio de fitness custa apenas 39,46 dólares”.

Amesterdão, a cidade que surge em primeiro lugar é reconhecida “pela sua cultura de ciclismo com 63% dos seus residentes a circularem diariamente”. “O número médio de horas gastas em atividade física por semana em Amesterdão é o dobro da média global, com 12,8 horas. Situada nos Países Baixos, o 6º país mais feliz do mundo, a capital apresenta níveis de obesidade de apenas 15,05%, quase 10% abaixo de Londres (26,94%)”, refere o relatório divulgado esta quarta-feira. A capital dos Países Baixos é ainda a cidade com a média mais baixa de horas de trabalho semanais, com apenas 30 horas. 

Gourmet

Cabrito na air fryer para a Páscoa? Ensinamos-te a receita

Páscoa é sinónimo de cabrito e dizemos-te como o preparar em menos de 40 minutos na air fryer.

Evasão