Amarante | Fotografia: Unsplash
Evasão

O que faz desta cidade “o segredo mais bem guardado” de Portugal?

Há uma cidade portuguesa que, além de ser considerada um segredo bem guardado, é falada lá fora. O que tem, afinal, de tão especial?

No verão, Portugal ganha especial destaque devido às suas praias de água quente, cristalina e com história a que ficam rendidos portugueses e estrangeiros. Mas há muito mais para descobrir cá dentro além da costa portuguesa.  

É por isso que entre as várias cidades do país, há uma que mereceu um lugar na lista do The Independent que nomeia as oito melhores cidades e vilas portuguesas a visitar nas próximas férias. Sem surpresa, o Porto e Lisboa estão nas sugestões, assim como outras cidades bem conhecidas, como Coimbra e Évora. Mas há uma que é, de certo modo, inesperada.  

Falamos de Amarante, cidade atravessada pelo rio Tâmega e que pertence ao distrito do Porto, ainda que a nada se pareça com a Invicta.  

“Esta pitoresca cidade do norte de Portugal fica a 50 km do Porto e combina arquitetura de diferentes épocas, com edifícios renascentistas, medievais e românicos”, descreve o jornal.  

O The Independent faz ainda uma referência ao Museu de Amadeo de Sousa-Cardoso e à igreja de São Gonçalo, santo da cidade que ficou conhecido como o santo casamenteiro e a quem se devem os famosos “doces fálicos” de Amarante, entre eles os Papos de Anjo, as Brisas do Tâmega e os bolos de S. Gonçalo.  

Como se lê, não faltam pretextos para conhecer esta cidade portuguesa entre as serras do Marão e da Aboboreira, mas nada como ver para perceber do que falamos. É que a cidade também já anda pelo TikTok e por lá é classificada como “o segredo mais bem guardado de Portugal”.  

Ainda que entre monumentos, experiências de enoturismo, passeios no Tâmega e o tanto mais que o Amarante Tourism sugere fazer, há mais um local a ir quando se faz uma viagem a Amarante. Fica apenas a 30 minutos e é mais um dos pontos a adicionar ao roteiro: a praia fluvial de Fermil de Basto.  

 

 

Na volta, para descansar de tudo o que Amarante tem para explorar, propõe-se ficar na Quinta D` Manuel Maria, um alojamento de turismo rural que só reforça os motivos pelos quais esta é uma das oito cidades em Portugal para visitar nas próximas férias.  

Coolhunting

Camia: os sapatos portugueses que se usam de 50 formas diferentes

E se com uma só base pudesses usar uns sapatos diferentes todos os dias? É essa a proposta da Camia, marca portuguesa com um conceito inovador.

Evasão