Reprodução do filme "Mães à solta 2"
Gourmet

Testa esta rabanada na Air Fryer aprovada pela nutricionista

A época natalícia é sinónimo de excessos alimentares, mas há forma de os contornar (ou controlar) para não nos arrependermos demasiado depois.

Desde que começamos a preparar o Natal, até à noite de Reis, multiplicam-se os jantares, a ingestão de sobremesas açucaradas, de chocolates, bebidas alcoólicas e outros excessos que podem arruinar uma dieta e a forma física.

Um estudo realizado pelo Instituto Médico Europeu da Obesidade (IMEO) mostrou que seis em cada dez pessoas ganham entre dois e três quilos devido aos excessos cometidos nas época natalícia, como alimentos com alto teor de açúcar e gordura. Além disso, o ganho de peso no Natal é também consequência da falta de atividade física nesta altura do ano.

Para nos ajudar a aproveitar melhor a época natalícia, sem nos arrependermos demasiado depois, falámos com Isanete Alonso, nutricionista.

Com a chegada do natal, surgem as preocupações: quais os doces típicos menos calóricos e os mais calóricos?

Com a chegada do Natal, somos acometidos por saudosas lembranças da família, bem como dos cheiros e sabores de outrora. Os doces mais tradicionais são muito mais calóricos, com muitos ovos, muito açúcar e quase sempre fritos, entre eles os sonhos, as rabanadas ou as filhoses. Dos menos calóricos podemos pensar no bolo rei, bolo rainha, bolo inglês com frutas confitadas e glacê e claro o Panettone.

Que substituições mais saudáveis se podem fazer?

As substituições que ficam muito bem são  aquelas em que trocamos a técnica dietética, ou seja, a forma de fazer. Se optarmos por assar os doces ou usar a famosa e atual air fryer, que nada mais é que uma fonte de calor seco com uma grande circulação de ar, fazendo com que os alimentos fiquem assados de forma rápida e sem adição de gordura, reduzirmos em grande parte o valor calórico. Poderíamos privilegiar, por exemplo, as rabanadas que ficam deliciosas com esta técnica e mantém o mesmo sabor e maciez desejados.

Porque não devemos ter atenção só ao açúcar, em termos de bebidas quais as mais calóricas e as menos?

Outro elemento para se ter em conta é o teor alcoólico das bebidas. É importante referir que 1 grama de álcool tem 7 kcal, comparando com 1 grama de açúcar que tem 4 kcal e 1 grama de gordura que tem 9kcal. Desta forma, quanto maior o teor alcoólico, ou seja a graduação alcoólica, maiores serão as calorias ingeridas, portanto deve-se evitar os licores, como digestivos, e as bebidas brancas ou os destilados.

Que técnicas se deve adotar nesta altura para se evitar excessos?

Uma forma de alterar a quantidade e absorção do álcool é a seguinte: quando te servires de uma bebida, por exemplo uma taça de vinho, enche também um copo de água e bebe a taça de vinho só quando tiveres terminado de beber a água.
Outra coisa, trabalha com compensações, ou seja, se hoje tens um jantar programado, então almoça menos. Faz uma refeição  mais leve e evita refrigerantes e pão. E no dia a seguir ao jantar, toma um pequeno almoço mais leve, somente com frutas, bebe um café ou chá. Assim compensas qualquer excesso que tenha sido menos adequado.

Que receita de doce de natal poderá ser feita de forma menos calórica?

A rabanada, fica deliciosa. Precisas de:

  • fatias de pão
  • ovos batidos
  • leite com baunilha
  • açúcar
  • canela

*opcional: podes colocar proteína whey isolada sabor baunilha

Preparação:

Bater os ovos com leite e a baunilha, (aqui podes acrescentar 1 colher de sopa de proteína whey de baunilha).
Mergulhar as fatias de pão nesta mistura e colocar na air fryer, onde previamente se colocou 1 folha de papel manteiga para evitar que se suje e proporcionar uma base adequada para os pães. Depois de cozinhadas, passa as rabanadas pelo açúcar e canela e sacode bastante bem para retirar o excesso. Fica delicioso!

Coolhunting

Não é rosa, nem laranja: é a cor de 2024 em 11 peças de roupa

Peach fuzz, ou pêssego suave, é a cor eleita pela Pantone para dominar as indústrias de moda e design em 2024. E nós já temos sugestões de looks para ti.

Gourmet